• Meta para vacinação contra HPV está sendo atingida em Juazeiro do Norte

  • Voltar
29 de abril de 2014 por 

Desde o início de março do ano, as unidades de saúde do Brasil inteiro realizam campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) indicada para a prevenção de câncer de colo do útero. Em Juazeiro do Norte, a vacinação vem acontecendo nos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas, cuja população alvo são adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. A justificativa para a idade restrita seria o fato de que essas adolescentes possivelmente ainda não iniciaram a vida sexual e não teriam estariam sendo expostas ao vírus.

Segundo a coordenadora de imunização do município de Juazeiro do Norte, a enfermeira Iara Bezerra Sales, até o momento cerca de 6040 adolescentes foram vacinadas, quase 81,53% do total de meninas que deveriam tomar a vacina na cidade. Esses números estão atingindo a meta que é distribuir 7.843 doses da vacina até o final da campanha e imunizar pelo menos 80% do grupo alvo no primeiro ano de implantação.
Algumas adolescentes podem apresentar reações adversas após a vacinação como: dor e inchaço local, dores de cabeça, febre e desmaios; porém a maioria das meninas não apresentou nenhum tipo de reação. A imunização é contra indicada apenas para gestantes. Caso a menina engravide após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto e o acompanhamento pré-natal deve ser realizado normalmente não sendo necessária nenhuma intervenção adicional.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *