• Multinacionais, universidades e empresas de serviço movimentam a economia de Juazeiro do Norte

7 de maio de 2014 por

Com uma crescente economia cada vez mais impulsionada, a cidade de Juazeiro do Norte vem recebendo a implantação de várias multinacionais. Empresas atacadistas, de varejo e concessionárias de todas as marcas conhecidas podem ser encontradas na cidade.

Essas transformações que estão acontecendo são sentidas pela população e principalmente pelo setor econômico.
A vinda de hipermercados, como o Hiper Bom Preço e atacadistas, como o Atacadão, o Maxxi e mais recente o Assaí, a cidade vai perdendo a sua velha faceta de monopólios. O supermercado Lagoa, situado no centro da cidade e a rede de mercadinhos São Luís, alojado dentro do Cariri Garden Shopping promoviam uma disputa entre ambos para atrair o público, porém com a chegada de novas redes à região, quem saiu ganhando foi o consumidor com o leque de produtos e preços dos mais variados tipos.

Além de hipermercados e atacadistas, empresas de prestação de serviços estão em alta. A segunda cidade que mais cresce no estado, perdendo apenas para a capital (Fortaleza), Juazeiro vem se destacando como pólo industrial e universitário. Em 1oo anos, a cidade, se destacou e ultrapassou muitas de suas cidades vizinhas, como Barbalha, Missão Velha e Crato, que está prestes a comemorar 250 anos.

Com seus quase 250 mil habitantes, segunda o último senso realizado em 2010, o setor que mais cresce para contribuir com a melhoria de vida do juazeirense, é o de serviços. São mais de 220 estabelecimentos dos mais variados tipos. Ana Gomes, funcionária pública, 50 anos, diz que alguns dos serviços oferecidos facilitam sua vida e complementa dizendo que “Nem sempre pagar alguém para ajudar em casa compensa. No meu caso moramos apenas três pessoas em casa, e quase não fica ninguém”.

Outro fator muito importante para que a economia esteja crescendo em uma constante muito rápida é a expansão de universidades. A chegada de estudantes de cidades e também de estados vizinhos, vem acelerando e intensificando o comércio local. Já são 3 faculdades e 2 universidades que abrangem a região, o que representa um avanço significante na economia. Pois muitos estudantes, devido à distância, acabam morando na cidade e se tornam, consequentemente, consumidores assíduos dos serviços e produtos ofertados.

Felipe Almeida, 23 anos, estudante de direito da FAP (Faculdade do Paraíso), percebe que há um aumento do custo de vida na cidade com a chegada de novos “habitantes provisórios”. Isso explica em grande parte, um dos setores que mais movimentam a economia de Juazeiro: a construção civil. A construção de apartamentos e condomínios residenciais, com o foco voltado a atender estudantes, tem crescimento de 25% segundo a secretaria de infraestrutura.

Juazeiro do Norte é o município que tem um crescimento estimando em 80%, revelam dados da prefeitura. E o que se espera para os próximos anos é um crescimento com ainda mais vigor, com foco na construção civil e uma melhoria no setor, em deficiência de turismo. Além do turismo religioso, o que se espera é uma ampliação para outros tipos de turismo não só na cidade, mas em toda a região.