• Juazeiro do Norte – Os benefícios para a saúde e a eficiência da bicicleta

  • Voltar
19 de maio de 2014 por 

A bicicleta é um meio de transporte pouco valorizado pelas pessoas que ainda preferem se deslocar em carros, motos ou ônibus. Além de ser um meio de transporte limpo, que não agride o meio ambiente; a bicicleta melhora a saúde e a condição física dos ciclistas.

A Personal Trainer Valéria Luciana afirma que a bicicleta fortalece os músculos, além de outros benefícios: “Quem anda de bicicleta tem os músculos das pernas e do abdômen mais fortalecidos. Além deste fortalecimento, há uma melhora na respiração e na resistência de quem faz este exercício”.

Mas a profissional adverte aqueles que ainda vão aderir a bicicleta como meio de transporte, ou simplesmente como atividade física: “Para aqueles que estão iniciando, é aconselhável não forçar muito. Trinta minutos de exercício, evitando subir as ladeiras, é o ideal. Com o passar do tempo, o ciclista vai estar mais condicionado e a frequência da atividade pode ser aumentada.

Saiba mais sobre o melhor uso da bicicleta

Ônibus ou bicicleta?

A cidade de Juazeiro do Norte (assim como tantas outras) sofre com um transporte público deficiente. Os ônibus são antigos e mal conservados, sem contar o tempo de espera que os passageiros passam nos pontos de ônibus (muitas vezes sem sombra alguma).

Fizemos um teste para descobrir qual o meio de transporte mais rápido e eficiente no trânsito de Juazeiro do Norte. Foi feito o percurso partindo da Praça da Alegria, no Bairro Novo Juazeiro, e tendo como destino a Praça Padre Cícero, no centro da cidade.

A linha 01 da Empresa Lobo demorou 50 minutos para chegar ao destino, sem contar o tempo de espera no ponto de ônibus, enquanto o percurso de sete quilômetros foi feito em 25 minutos de bicicleta. Porém, deve-se levar em conta o ritmo de cada um no ciclismo.

A bicicleta mostrou-se mais rápida e eficiente que o ônibus. A bike é um meio de transporte mais limpo, barato e principalmente saudável. Motivos não faltam para tornar o ciclismo uma atividade comum do dia-a-dia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *