• Eventos evangélicos vem se destacando na região do Cariri

12 de fevereiro de 2015 por

vista_de_juazeiro_do_norte

Apesar de ser conhecida pelo seu potêncial religioso católico, o Cariri tem atraido a atenção de outro público religioso

A região do Cariri é conhecida por sua religiosidade, com a maioria da sua população católica, as romarias já são marcas registradas a décadas no local. Porém, outra religião que tem se destacado neste cenário é o protestantismo. Segundo dados da Visitação de Deus (uma das principais instituições missionária do nordeste), a população evangélica praticante do Cariri, varia de 2% a 4%, contendo cerca de 300 igrejas evangélicas, 240 delas estão presentes nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Apesar do número ainda pequeno de fieis, a região vem atraindo grandes eventos. Congressos, shows, gravações de DVDs e palestras tem despertado o interesse de todo o nordeste.

Uma matéria divulgada pela Igreja Batista da Lagoinha (sede da banda Diante do Trono), afirma que Juazeiro do Norte foi escolhida para sediar a gravação do penúltimo DVD da banda por seu potencial turístico. “A cidade de Juazeiro do Norte foi a escolhida para ser o palco da gravação devido sua localização estratégica. Ela está no centro geográfico do sertão nordestino. Praticamente todas as capitais do nordeste distam menos de seiscentos quilômetros de Juazeiro do Norte. As pessoas que saírem de Salvador, João Pessoa, Recife, Teresina, Fortaleza e Maceió percorrerão aproximadamente a mesma distância para chegarem a Juazeiro do Norte. Além disso, Juazeiro do Norte tem uma boa infra-estrutura para receber os visitantes. São dezenas de pousadas e hotéis, bem como, restaurantes e lanchonetes. A cidade, durante décadas, tem se preparado para receber bem as pessoas que a visitam. A quantidade de voos diários para Juazeiro do Norte, promovidos pelas companhias aéreas Azul, Avianca e Gol, são mais uma forte evidência do potencial dessa cidade sertaneja”. Segundo o site Livre DT, a gravação rendeu o público de mais de 30 mil pessoas.

Nesses últimos cinco anos, grandes artistas do cenário gospel estiveram na região. Além da família Valadão, Bianca Toledo, Pastor Felipe Heiderich, Pastor Lucinho, Pastor Douglas Guimarães, Nivea Soares, Cris Duran, Thalles Roberto, Bruna Karla, Aline Barros e Matos Nascimento, foram alguns desses nomes. Com o passar do tempo, esse público tem se interessado pela área do entretenimento. Segundo Nivaldo Junio Xenofonte, organizador do Congresso de Jovens Ao Senhor, o Cariri vêm se destacando nesse meio. “Nesses últimos anos, muitos olhares têm se voltado para a região, o que vêm chamando a atenção das pessoas. Antigamente era praticamente impossível se pensar em trazer eventos desse tipo para cá.”

Com uma porcentagem evangélica ainda pequena nesse meio, as caravanas são uma das principais formas de conseguir público. Para chamar a atenção das pessoas que moram fora, os congressos cobram entradas mais baratas e, em alguns casos, ainda oferecem hospedagem gratuita para os turistas. Maria Cleanny dos Santos Matins de 29 anos, mora no Estado da Paraíba e conhece muito bem o Cariri, sempre que pode, ela participa desses eventos, seu sonho é um dia trabalha com missões.

Cleanny, o que faz você sair da sua cidade para participar de eventos evangélicos na região do Cariri?

– Gosto de estar junto de pessoas que buscam o mesmo propósito que eu, que é Deus.

Viagens assim custam tempo, dedicação e dinheiro. Como você se prepara para ir para os congressos do Cariri? Qual o seu critério para escolher os eventos?

– Se o evento for realizado com antecedência, junto dinheiro. Meu critério é único, quem de fato são as pessoas que estarão ministrando, mas principalmente, organizando o evento.

Existem vários tipos de eventos: Shows, congressos missionários, congressos de interseção, congresso de mulheres, etc. Qual desses você mais se identifica?

– Gosto dos congressos missionários e de interseção. Eles são importantes na minha área de atuação. Na verdade, futura área de atuação, que é o campo missionário, o envolvimento direto com pessoas. Eu julgo importante.

Neste ano, já estão previstos alguns eventos neste setor. O objetivo é atrair cada vez mais o número de fiéis para o local. Dessa forma, os organizadores encontram-se otimistas, e preveem o desenvolvimento dessa nova perspectiva religiosa. Junio Xenofonte comemora os avanços que foram conquistados ao longo do tempo. “No início, víamos muitas barreiras, principalmente nas divulgações e negociações com alguns fornecedores, mas, o que nos faz prosseguir é por acreditar no potencial dessas cidades para o congresso e por identificar a falta desse segmento por aqui”.