22 de junho de 2015 por
A palavra artesanato vem do latim ars (arte) + ato, ou seja, o ato de realizar arte. De um modo geral, artesanato é a técnica manual utilizada para produzir objetos, utensílios e adornos a partir de matérias-primas naturais. Sua história confunde-se com a própria história do homem, que já no Período Neolítico polia pedras para a confecção de armas  de caça e pesca, fabricava cerâmica para armazenar e cozer alimentos e aprendeu a arte da tecelagem de fibras animais e vegetais.
Dada sua diversidade cultural e riqueza natural, o Brasil é um celeiro de produções artesanais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 8,5 milhões de brasileiros sobrevivem do artesanato. E, juntos, eles movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.
No Cariri, são muitas as mãos que se dedicam a esta prática – uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) coloca Juazeiro do Norte na liderança de atividades culturais no país. Pensando nisso, procuramos conhecer o trabalho de artesãos, cujas peças retratam a fé e o cotidiano local. Fomos do popular Centro de Cultura Mestre Noza até a Associação de Artesãos da Mãe das Dores e do Padre Cícero, passando ainda pelos simpáticos temas de Dona Lourdes. O resultado, você confere no webdocumentário Mãos do Cariri.