• Criação da Universidade Federal do Cariri é aprovada no Senado Federal

4 de agosto de 2015 por

Após ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no inicio do mês, o projeto de Lei 2208/11, que cria a Universidade Federal Regional do Cariri (UFCA), também foi aprovado pelo Senado federal na última quarta-feira (29). A UFCA será instalada no interior do Ceará, a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já possui campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De acordo com senador Inácio Arruda (PCdoB – CE) outros dois campi serão construídos nas cidades de Icó e Brejo Santo. Além dos 11 cursos que atualmente funcionam no campus do Cariri, outros 16 cursos serão criados na UFCA, totalizando assim 27 cursos para a nova universidade.

A meta do governo é atender a 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação. A proposta prevê ainda a contratação de 197 professores, 212  cargos técnico-administrativos em educação de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 cargos de direção e funções gratificadas.

Os professores, alunos e servidores da Universidade Federal do Ceará serão todos transferidos para a Federal do Cariri, sem nenhum prejuízo ou transtorno.

O governo estima que a criação da Federal do Cariri tenha impacto orçamentário de 9,95 milhões em 2013. Além do Ceará, os estados da Bahia e Pará também foram beneficiados com projetos de criação de novas Universidades.