• Feiras agroecológicas movimentam a economia de comunidades rurais na região do Cariri

  • Voltar
4 de agosto de 2015 por 

O comércio de frutas, verduras e legumes é frequente e necessário. No entanto, quando ocorre de forma organizada, e os produtos diferenciados dos que são comercializados em larga escala, faz toda a diferença. É o que acontece nas feiras agroecológicas na região do Cariri Cearense.

Em Juazeiro do Norte, nas proximidades do centro da cidade, várias famílias de agricultores se reúnem todas as sextas feiras para comercializarem os seus produtos, na Feira de Produtos Agroecológicos de Juazeiro do Norte, localizada na Praça José Geraldo da Cruz, mais conhecida como Praça das Cacimbas, no bairro Franciscanos.

Agricultora e comerciante. Foto: Semíramis Luz

Agricultora e comerciante. Foto: Semíramis Luz

A comercialização dos produtos acontece a partir das 4 horas da manhã. Além de beneficiar os agricultores, a feira proporciona aos consumidores da cidade de Juazeiro do Norte produtos mais saudáveis derivados da agricultura familiar e livres de agrotóxicos. A proposta da feira surgiu com a visita às comunidades rurais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), e acontece desde o ano de 2006 com participação de famílias de Juazeiro do Norte e de outras localidades.

A agricultora Auriluce Borges do Sítio Barra da Laje em Caririaçu revela: “Junto com outras três famílias conseguimos comprar uma propriedade, cada um tem sua casa, além de outros bens que conseguimos. As pessoas procuram cada dia mais nossos produtos, tudo o que produzimos vendemos, os clientes que vem voltam e ainda faz a propaganda boca a boca, por isso que tivemos que aumentar a produção”.

Dona Auriluce produtora e comerciante. Foto: Semíramis Luz

Dona Auriluce produtora e comerciante. Foto: Semíramis Luz

A agricultora ainda salienta que pelo fato de não ter intermediários na comercialização, se torna muito vantajosa à venda dos produtos, e completa: “A dificuldade para esse tipo de produção é porque dependemos dos fatores climáticos que nem sempre são favoráveis”.

Além dos clientes fiéis que compram os produtos em pequena escala, alguns restaurantes da cidade priorizam também os produtos orgânicos comprando boa parte dos itens da feira, garantindo aos agricultores a venda esperada.

Conheça mais sobre agroecologia em: Eco Terra Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *