• Espaços não favorecem convivência no campus

19 de setembro de 2017 por

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) necessita de espaços de convivência. Através deles, estudantes podem superar o ciclo de chegar à universidade, assistir aulas e retornar às suas casas. Para eles, faltam espaços confortáveis, algo que afeta também professores e demais servidores.

O campus Juazeiro do Norte, por exemplo, carece de uma estrutura que permita o exercício do convívio, inclusive o interdisciplinar – entre alunos e servidores de ambientes diversos. “Tanto servidores como estudantes têm outras atividades que não são favorecidas por essa arquitetura”, avalia o professor de Jornalismo Ricardo Salmito.

No campus, a coexistência com outras ambiências é feita apenas em bancos – muito desconfortáveis, na opinião do estudante de Filosofia Manoel dos Santos. Locais entre os blocos que não foram planejados como espaços de convivência são usados com este fim.

“Ainda não tinha parado para pensar muito nos espaços de convivência”, diz o estudante. “Eu freto ônibus e chego cedo à universidade bem cedo e tenho que esperar a aula começar e se esses espaços fossem melhores, essa espera seria, quem sabe, até produtiva”, acrescenta.

Restaurante Universitário é um dos espaços que permitem maior convívio entre os estudantes

Restaurante Universitário é um dos espaços que permitem convívio maior entre os estudantes

O professor Salmito reconhece que a organização dos espaços herdada da UFC é algo que não se pode mudar. Ele alerta, entretanto, que a construção de novos prédios, já sob a tutela da UFCA, também não foi projetada para disponibilizar áreas como de lazer, descanso, leitura, notadamente voltados a quem passa tempo maior do que o estabelecido na grade curricular.

A ampliação da Biblioteca, entretanto, já foi uma mudança favorável na visão do estudante de Filosofia Isaac Gomes. “O novo espaço traz um local que permite o estudo em grupo, além de ser maior que o anterior”, comenta.  “Algumas instituições têm praças, mesas de pingue-pongue, aqui também tinha uma mesa, mas ela foi retirada”, completa.

Segundo dados da UFCA a área interna útil foi ampliada em 7.000 m² nos últimos três anos, mas como se percebe os espaços não foram bem aproveitados.