• Com poucos espaços de convivência, estudantes da UFCA improvisam

23 de agosto de 2018 por

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ainda possui poucos espaços de convivência, situação que atrapalha o dia a dia da comunidade acadêmica. Além de estudantes, a situação também atinge servidores que realizam dupla jornada, estudam e trabalham no local, deixando os mesmos sem espaços de descanso entre uma atividade e outra.

Por Romênia Gomes

Apesar de possuir uma grande área, o espaço foi mal aproveitado. Durante o dia, os estudantes descansam no chão dos corredores onde se deitam para dormir no intervalo entre o almoço e a aula, e nos bancos de madeira do corredor externo. São opções muito desconfortáveis e nada agradável. Há ainda os que se deitam na sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que possui dois colchões doados em 2016 pelo Centro Acadêmico (CA) do curso de Jornalismo. Os estudantes se alternam para utilizá-los.

No segundo semestre de 2017, a biblioteca foi realocada e ampliada com um novo espaço de estudo com capacidade para mais estudantes. Mesmo com a reforma, o local que poderia servir como um ambiente de descanso ou de convivência, não atendeu a outras necessidades e caiu no uso comum de sala de leitura.

A estudante de biblioteconomia Isabelle Moreira, relata que é desconfortável passar o dia na faculdade sem um espaço de lazer ou descanso apropriado. “A biblioteca poderia proporcionar esse espaço com poofs, música, uma sala escura, disponibilizando um espaço agradável para fugir do estresse cotidiano sem sair do local de estudo”, diz a aluna, que enfrenta as dificuldades de um curso integral.

O espaço de convivência que deveria ser fundamental para garantir uma maior interação entre os estudantes, proporcionando conforto e potencializando a produtividade, acaba virando um tormento, visto que a ausência desse espaço deixa o estudante mais debilitado e vulnerável para cumprir as atividades diárias exigidas por seu curso, principalmente nos integrais.

Felipe Elker conta da sua rotina como estudante de engenharia de materiais. “Eu tenho aula de 8h às 18h. Tem o horário de almoço e um intervalo até o retorno da aula às 14h. Sinto falta de espaço de descanso, a gente tem um momento de ócio na universidade, mas não tem onde ter esse ócio. Agora, a gente tem uma mínima estrutura para estudo, mas já está defasado, não contempla todos os estudantes. A gente deita no chão mesmo”, relata.

Corredores da UFCA

Há aproximadamente três anos, estudantes do curso de Jornalismo improvisaram um espaço de convivência entre o bloco azul e rosa, que nos últimos tempos, é frequentado por estudantes de outros cursos, entre eles Música, Design e Filosofia. Nomeado de “Moringa”, árvore que deu nome ao local, o ambiente proporciona aquilo que é essencial: troca de experiências e vivências em meio a um ambiente acadêmico que demanda muitas responsabilidades.

Atualmente, a universidade passa por uma obra de urbanização, iniciada dia 9 de julho e projetada pelos arquitetos da UFCA. A obra inclui no projeto instalação de área de convivência em três espaços, um no mirante, outro de frente à rua que vai passar entre os blocos, e outro próximo a residência universitária.

43149291652_33547e4b33_o

29327580518_77ddf144dd_o

Fonte: Diretoria de Infraestrutura (DINFRA)

Luíse Barbosa, servidora da Diretoria de Infraestrutura (DINFRA), conta que a demanda por área de convivência já é muito grande e antiga, mas a área planejada no projeto foi uma proposta que partiu dos arquitetos. Igliane Teles, também arquiteta da DINFRA, garante que para o próximo projeto será pensada uma área de convivência que contemple todas as necessidades dos estudantes com espaço de descanso e sombra.