• Divulgação científica nas sessões do Cine Clube IISCA

23 de agosto de 2018 por

Por Espedito Duarte

Os estudantes da Universidade Federal do Cariri tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre astronomia de forma lúdica e num ambiente descontraído. O Cine Clube IISCA, projeto de iniciativa do estudante do curso de Jornalismo Paulo Rossi e vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, projetou filmes de ficção científica que ajudam a compreender o universo da física.

A ideia para criação do Cine Clube IISCA surgiu na disciplina de Teorias da Comunicação, em que o professor referenciava filmes para dialogar com os textos. As aulas despertaram no estudante a vontade de propor um projeto para exibir filmes sobre temas e autores que abordam diversas temáticas que estimulam a reflexão.

O Cine Clube IISCA retornou nesse semestre com o tema Cinema e Existência. Paulo propõe alguns questionamentos: “Discutir nossa existência enquanto seres humanos, o que fazemos na Terra, qual o sentido da vida, as dimensões do Universo, Buracos Negros, o que é Física Quântica”. A proposta é que o tema Cinema e Existência estabeleça uma interface com o próximo tópico: Cinema e empatia.  “Primeiro pensamos nossa existência enquanto seres humanos na terra, via láctea, universo, para aos poucos entrar no tema Cinema e Empatia e assim pensar qual o papel das diferenças humanas dentro da nossa existência”, explica o idealizador do projeto.

INTERESTELAR

Foto:Paulo Rossi

Na primeira sessão de agosto foi exibido o filme Interestelar, que aborda as viagens espaciais e buracos negros. Paulo comenta que não vê eventos de divulgação científica na UFCA, portanto, o debate levou a discussão científica para estudantes de diversas áreas. Na plateia estavam alunos do de diferentes cursos, como Jornalismo, Filosofia, Música, Engenharia e Biblioteconomia. “Essa é nossa contribuição, levar a divulgação científica que já é pouca aqui na UFCA para outros lugares para que assim ela cresça com as novas pessoas que ficam cada vez mais interessadas.”

Roberto Cunha, professor do curso de Filosofia, mediou o debate da segunda sessão, em que foi exibido o filme Contato. Inspirado na obra do físico norte-americano Carl Sagan, a trama cinematográfica explora a questão da existência de vida extraterrestre.  “Vivemos em uma época onde doenças que foram erradicadas como Sarampo e Poliomielite começaram a voltar, em parte por que algumas pessoas não acreditam ou temem que as vacinas possam provocar altismo. Numa época em que ainda existem pessoas que acreditam que a terra é plana, onde ideais religiosos querem interferir no ensino da Biologia Evolutiva. Então, exibir e debater filmes de divulgação científica é uma forma de jogar um pouquinho de luz no mundo em que vivemos”, explica o professor.

Graduanda do curso de Biblioteconomia, Aline Fernandes se diz satisfeita com sua primeira participação no projeto. Ela diz que tem o hábito de buscar divulgação científica, e justamente por isso, sabe que esta ainda é uma questão muito insipiente para a maioria das pessoas. “Eu acho que o Cine Clube IISCA faz uma contribuição muito grande ao trazer esses debates com divulgação científica através de uma forma mais lúdica e didática, que são os filmes, e com a contribuição de professores e de alunos de uma grande diversidade de cursos que compareceram aqui nesse momento”, afirma a estudante.

CineClubeBox

Para acompanhar a programação visite a página no facebook.