• Do Cariri para o mundo

23 de agosto de 2018 por

Estudantes têm oportunidade de estudar no exterior através do programa de convênios com instituições internacionais

Por Gabriela Gonçalves

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece todos os anos vagas de mobilidade acadêmica para os estudantes. Desde o ano passado até agora, 26 alunos já foram aprovados nos editais. A oportunidade de estudar no exterior e ter acesso a novas experiências foi o que motivou os alunos do curso de Jornalismo, Saulo Mota e Emanuel Máximo, a irem atrás de uma vaga. Eles embarcam em setembro para estudar na Universidade do Algarve, em Portugal.

Saulo Mota evidencia que essa oportunidade ajuda a sair da “zona de conforto”, porque estimula a procurar novos desafios. “Estudar no exterior irá proporcionar experiências diferentes na vida e no currículo acadêmico”, complementa Emanuel.. Entretanto, os dois estudantes reiteram que estudar exterior é uma atividade que custa caro.

CITACao_Emanuel

O secretário da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da UFCA, professor David Vernon, afirma que a o setor tenta fazer o possível para ajudar os alunos, mas que devido às verbas não pode custear mais do que a matrícula e as mensalidades da universidade no exterior. “Todo ano abrimos edital e os estudantes podem concorrer à vagas, é uma oportunidade que demanda custos, mas que com um planejamento pode ser possível”, diz o secretário.

Para tornar a SCI e os programas de mobilidade conhecidos entre os estudantes da UFCA, a secretaria vem investindo na divulgação em redes sociais, na criação de materiais de divulgação pelo campi e na produção bianual do International Day, quando os alunos que já viajaram pelo programa de mobilidade relatam as suas experiências para os outros estudantes.

Outro aluno de Jornalismo, Walisson Araújo, que já está na Universidade do Algarve, contou através de uma rede social que a experiência “foi uma das melhores coisas que aconteceu na vida”. Walisson fica até o final do ano em Portugal e reitera que aprendeu muitas coisas novas e que vai poder contribuir aqui no Brasil com o conhecimento adquirido. “A burocracia para tirar o visto e os documentos para entregar foram a parte mais chata do processo, mas depois disso eu só tive a ganhar, tanto pessoalmente quanto profissionalmente”, diz Walisson.

A Secretaria de Cooperação Internacional, junto com a UFCA, mantém convênios com universidades de 5 países: Cabo Verde, Espanha, França, Portugal e Romênia. Os editais são divulgados todos os anos.