• Sustentabilidade para quem?

23 de agosto de 2018 por

Por Yanne Vieira

Todos os dias, no refeitório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mais de 1.200 copos descartáveis vão para o lixo. A informação é de Mhabell Lima, tecnóloga em alimentos e representante da empresa que fornece as refeições do restaurante universitário. A empresa responsável por esse material não tem políticas de descarte e reciclagem do plástico. Além disto, a universidade não tomou medidas para redução ou extinção desta prática. Movimentos como “adote um copo” são vistos em banners e cartazes no pátio da universidade e no refeitório, mas, na prática, não é bem assim. Poucos estudantes aderiram à campanha, inclusive os organizadores da ideia.

A UFCA tem 15 planos e iniciativas estratégicas para o desenvolvimento da instituição. Entre elas, está o Plano de Logística Sustentável (PLS), encabeçado pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS). O principal objetivo é fomentar o debate, o desenvolvimento e a adoção de práticas sustentáveis entre os vários setores da Universidade. O PLS, de acordo com as leis, deve cumprir requisitos como o retorno de material descartável da Administração Pública ao seu ciclo produtivo. A iniciativa é de fomentar a reciclagem deste material.

Um dos primeiros passos descritos como metodologia da PLS está na cartilha “Como implantar a A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública) do Ministério do Meio Ambiente. Lendo o documento, encontramos o seguinte esquema:

Screenshot_20180823-193211

Agenda Ambiental na Administração Pública

Nos eixos 2 e 5, encontramos os principais pontos que trazem o consumo sustentável como fundamental. Um tópico controverso com o número de copos que são descartados pelo restaurante universitário.

Mhabell Lima, afirma que a empresa não tem políticas de reciclagem dos descartáveis, mas apoia os projetos do copo retornável.

Dimas de Castro, responsável pela coordenadoria de gestão da sustentabilidade da UFCA, afirma que a coordenadoria está se reunindo para atualizar a PLS, e que, no primeiro semestre de 2019, espera que a redução dos copos descartáveis aconteça. Além dessa prática, Dimas reforçou que a PLS está estimulando a adoção de fontes de energia solar em todos os campi. Ele também destacou a importância da coordenadoria na promoção da responsabilidade socioambiental. “A PLS também deve constituir programa de capacitação e sensibilização para servidores e terceirizados, além de promover a qualidade de vida”.

Os estudantes consideram a prática da reciclagem na UFCA uma questão importante. Leandro Soares do curso de administração destaca a importância de ações deste tipo. “Considero de grande importância deixarmos de utilizar copos descartáveis para usar nosso próprio copo, mantendo sempre o pensamento na sustentabilidade e na saúde do ambiente.” Leandro conta que mudou seus hábitos através de contato com amigos do curso de jornalismo.