• Projeto da UFCA visa a conscientização sobre o abandono dos animais de rua

24 de agosto de 2018 por

Por Breno Kallew

O Projeto UFCão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi idealizado pela auditora Waleska Felix, juntamente com a bolsista voluntária Fernanda Bastos, com o objetivo de abordar a responsabilidade socioambiental acerca dos animais abandonados. Apesar do intuito primordial ser esse, ocorre regularmente no espaço da universidade um bazar que tem a finalidade de arrecadar dinheiro para ajudar os cães que vivem na UFCA.

Para arrecadarem recursos financeiros que possam oferecer uma condição de vida adequada aos cachorros, os responsáveis organizam o bazar UFCão, com produtos que são originados de doações, e são dos mais variados possíveis, desde calçados até livros e DVDs. O último bazar foi realizado no 15 de agosto.

“O UFCão nasceu de um pequeno grupo que se uniu para cuidar dos cães que vivem aqui, são cerca de 20 cachorros. Então, a UFCA resolveu desenvolver um projeto de extensão que possui dois objetivos principais: conscientizar sobre a situação de abandono dos animais de rua e conseguir recursos para ajudarmos esses animais”, diz a bolsista Fernanda Bastos a respeito da importância do projeto.

Segundo a estudante, as atividades do UFCão têm um caráter educativo. As abordagens envolvem temas como a situação problemática dos animais em situação de abandono, alimentação, saúde, comportamento, ações em parceria com o Centro de Zoonoses, adoção, benefício do convívio com animais, entre outras. Também são temas frequentes as consequências legais do abandono e dos maus-tratos aos animais.

“Como faz parte da extensão da universidade, o projeto é voltado para toda a comunidade, assim fazendo o número de envolvidos bem maior. Ajudamos a organizar palestras, feiras de adoção, rodas de conversas em escolas, e também passeatas a respeito do tema”, explica a estudante.

O bazar UFCão ocorre regularmente no pátio do campus Juazeiro da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Veja abaixo algumas imagens do bazar e ações com participação do UFCão:
IMG_20180703_152928126

Imagens: UFCão