• Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri publica quatro revistas

28 de agosto de 2018 por

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou na sexta-feira (24) as revistas Pequiá, Entrelinhas, Memórias Kariri e Caracteres em parceria com o Sesc (Pequiá) e pró-reitorias de Extensão e Cultura

Por Saulo Mendes

As revistas foram apresentadas por estudantes e professores no pátio do campus Juazeiro do Norte. Todas estão publicadas em plataformas impressas e digitais, com reportagens e entrevistas abordando cultura, arte, literatura, música e fé que se aprofundam em diferentes personalidades da região do Cariri, algumas bastante conhecidas, outra nem tanto.

A revista Caracteres está em sua quinta edição e aborda conexões sobre o contemporâneo e o passado através de perfis, reportagens aprofundadas e entrevistas realizadas por estudantes do curso de Jornalismo com a orientação dos professores José Anderson Sandes e Juliana Lotif.

A Entrelinhas retorna em sua sexta edição com informações que prendem o leitor através de infográficos, tabelas e mapas, além de diversos outros recursos informativos do design.

Em sua primeira edição, a revista Memórias Kariri, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, traz entrevistas com figuras regionais que resgatam as memórias do Cariri. Dentre essas pessoas estão Dr. Zé Flávio, Espedito Celeiro, Padre Ágio e outros.

Vinculada ao Sesc e à Pró-Reitoria de Cultura, a revista Pequiá retorna em sua segunda edição explorando a literatura feminina da região do Cariri e do Nordeste com perfil da escritora Ana Miranda, autora dos livros Boca do Inferno e Semírames, além de entrevista com a escritora Luiza Romão e poesias do Coletivo Xanas recitam Xanas.

Ainda durante o evento, o coletivo Xanas recitam Xanas, formado por mulheres poetas da região do Cariri, realizou recital de poesia com textos autorais ressaltando a valorização e a importância feminina no atual cenário cultural e literário.

Acesse aqui as revistas

Memórias Kariri