• Projeto Edifique Ações oferece cursinho gratuito para estudantes da rede pública na UFCA

  • Voltar
30 de agosto de 2018 por 

O cursinho Pré-vestibular Edificar é um projeto desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Cariri e apoiado pela Pró- Reitoria de Extensão. O cursinho oferece aulas gratuitas para estudantes do ensino médio da rede pública que pretendem  fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Por Espedito Duarte

Maria Teresa vem de Barbalha todas as noites para o cursinho na UFCA. Mesmo cansada após passar o dia inteiro na escola, ela insiste na rotina, admitindo que as aulas são muito produtivas e que no cursinho consegue aprender coisas que não aprendeu ao longo do ensino médio. “Eles focam muito na redação, toda semana escrevo uma. As aulas são estimulantes, principalmente de Matemática e Português, que são áreas de peso no ENEM, mas as outras matérias também são ensinadas de forma excelente. Com toda a ajuda que eles dão para a gente, eu poderei ingressar no curso que pretendo. Eu me sinto mais confiante aqui”, explica a estudante.

Vitor Gabriel participou do cursinho em 2017. Atualmente, ele cursa Jornalismo na UFCA e afirma que o cursinho contribuiu para o seu ingresso na Universidade. “Considero o cursinho diferenciado, tanto por sua equipe de professores, que lecionam de forma voluntária, quanto pelo local de realização do mesmo, que acontece na própria UFCA, permitindo um contato com questões universitárias antes mesmo do próprio ingresso dos alunos. Posso concluir que o projeto do cursinho não impacta somente no auxílio ao ingresso dos alunos na universidade, mas também se expande para fomentar no aluno uma consciência social”, afirma.

Caráter social

Mateus Nogueira é estudante do curso de Engenharia Civil e um dos desenvolvedores do cursinho. Ele conta que a ideia do projeto surgiu de um grupo de estudantes de engenharia. “Inicialmente a proposta era fazer um projeto que pudesse ajudar as famílias carentes do Cariri. Tivemos a ideia de oferecer um cursinho comunitário voltado pra estudantes da rede pública de ensino. Eu era bolsista de um Programa de Extensão (Programa Paidéia Cidade Educadora), procurei minha coordenadora para falar sobre a proposta e recebemos apoio”, afirma Mateus.

IMG_20180703_152928126

O projeto foi estruturado como uma ação do então projeto Edifique Ações. No início, a equipe de coordenação era composta apenas por esse grupo de discentes da engenharia. Segundo Mateus, à medida que a ideia do Cursinho foi se espalhando pela UFCA, apareceram muitos voluntários de diversos cursos que passaram a integrar o corpo docente do Edificar. No primeiro ano, foram ofertadas 50 vagas. Os candidatos deveriam necessariamente ser oriundos da rede pública de ensino e a seleção foi feita por meio de critérios socioeconômicos. O cursinho teve ao todo 432 inscritos , em 2016, primeiro ano do projeto. Nos três anos de existência do cursinho, todas as vagas foram ofertadas para estudantes da rede pública de ensino (que ainda estejam cursando o 3º ano ou egressos do ensino médio ).

Em 2017 o Edifique Ações foi aprovado como Programa de Extensão, incluindo, além do Cursinho, duas outras ações: uma Biblioteca Comunitária e divulgação da UFCA em escolas públicas da região. Nesse mesmo ano, o programa passou a ser coordenado pela professora Ana Carmita, com a tutoria da servidora Angélica Almeida.

Devido aos bons resultados dos dois primeiros anos, o projeto foi novamente aprovado em 2018 . O apoio da UFCA ocorre por meio da Pró-Reitoria de Extensão, que oferta três bolsas remuneradas e também uma cota de xerox para o cursinho, além do espaço que é cedido para a realização das aulas. O cursinho ainda conta com dois grandes parceiros: o Descomplica (parceria firmada desde 2016), que oferece acesso gratuito a todos os nossos alunos à sua plataforma de ensino, e a Wizard (parceria firmada esse ano), que cedeu um professor de inglês para ministrar aulas no cursinho.

Mateus relata que mesmo com o grande apoio, ainda existem algumas dificuldades. Uma delas é a falta de recursos financeiros para custear os materiais essenciais para o funcionamento de um cursinho, como pincel, apagador, xerox. Além disso, os professores voluntários não recebem nenhum tipo de ajuda, mesmo que o caráter da ação não tenha essa intenção. “Outra grande dificuldade que tivemos esse ano foi a falta de sala de aula. As aulas atualmente ocorrem dois dias da semana no IFCE e os outros três na UFCA”, explica Mateus.

No primeiro ano de cursinho as vagas para professores foram preenchidas à medida que apareciam interessados em participar do projeto. Estudantes de outras instituições também ministraram aulas. Já em 2017 e 2018, a equipe adotou um processo seletivo para os professores, que foram avaliados em entrevistas e prova didática.  Os selecionados passaram por uma formação pedagógica, já que para muitos era a primeira experiência como docente.

Fabrício de Souza cursa Engenharia Civil na UFCA e há quase dois anos é professor voluntário no cursinho Edificar. Atualmente, ele  também faz parte da coordenação do cursinho e afirma que a experiência de dar aulas mudou a sua vida: ”Eu desenvolvi uma habilidade para falar mais, transmitir o que sei para outras pessoas.” Em sala de aula, Fabrício utiliza datashow e faz paródias de músicas relacionadas aos conteúdos estudados para que os alunos absorvam os conhecimentos de uma forma descontraída. Os alunos ainda contam com um espaço para acessar todo o conteúdo dado na sala de aula, a “Área do Aluno”, que fica no site do projeto.

“Eu também gosto de trabalhar muito com simulados, para que eles consigam demonstrar o que aprenderam. Em seguida, debatemos as questões numa tentativa de solidificar o conhecimento para que tenham um bom desempenho no ENEM,” comenta o professor.

Fabrício ainda sobressalta que o cursinho trabalha as competências exigidas pelo ENEM, com base nos conteúdos mais cobrados nas provas anteriores. “Muitas vezes vem ex-alunos de escolas públicas que não lembram o que viram no ensino médio, e o cursinho ajuda bastante quanto a isso”, afirma.

Veja algumas mensagens enviadas por ex-alunos do cursinho para a Equipe Edifique Ações:

 

 

 

citacao1

 

 

citacao2

 

Citacao3

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *