• FOTO SÍNTESE: corpo, imagem e movimento marcaram a quarta edição do evento

  • Voltar
4 de setembro de 2018 por 

Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2018, aconteceu o IV Foto Síntese, um evento realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e a Pró Reitoria de Cultura (PROCULT) da universidade. O corpo e a imagem em constantes deslocamentos e em diálogo com diversas possibilidades de reivenções foram destaques nesta edição.

Por Joedson Kelvin

O evento teve uma programação diversificada, desde oficinas fotográficas, mesas redondas e de debates, passeio ciclístico pela cidade, lançamento de livro e até uma fotoperfomance no encerramento. Nesta edição, as atividades não se centraram apenas na UFCA, os participantes e organizadores puderam transitar pela cidade durante todo o evento.

Mesa Corpo e Deslocamentos na Cidade com Marília Oliveira e Elane Abreu

Primeiro dia, 29 de agosto: Corpo e imagem em deslocamentos.  

A oficina ‘Motion Blur”, ministrada pela fotógrafa e arquiteta Lilibete Siebra apresentou técnicas e teorias sobre a fotografia junto ao corpo em constante movimento pela cidade. O “movimento borrado” remete à ideia de que um simples clique vai muito além do congelamento de instantes, mas também possui a capacidade de capturar todos os movimentos de determinado objeto durante o tempo necessário de deslocamento. A oficina aconteceu no auditório  do Centro Cultural Banco do Nordeste, durante toda a tarde da quarta feira. Os participantes puderam transitar pelo centro de Juazeiro do Norte e experimentar a técnica fotográfica “Motion Blur”.

Momento teórico da oficina de Motion Blur

A mesa inaugural do evento aconteceu à noite no auditório Maria Beata de Araújo, no Campus Juazeiro do Norte e teve como tema: “Corpos e deslocamentos na cidade”. Com a presença da Fotógrafa Marília Oliveira, e mediação da professora do curso de Jornalismo, Elane Abreu, a mesa trouxe para o debate as diversas possibilidades e complexidades de se deslocar nas perspectivas de imagens urbanas e corporais. Marília, ao longo das suas palavras e ao apresentar os seus trabalhos fotográficos trouxe uma abordagem política e autobiográfica: “Se a imagem fosse uma pessoa, ela seria uma mulher negra”. A fotógrafa do “Descoletivo” ainda levantou questões sobre as disparidades no acesso à fotografia, à escrita e às possibilidades de autobiografias pelos menos favorecidos socioeconomicamente no Brasil.

 

Segundo dia, 30 de agosto: Corpo, imagem e criatividade:

No segundo dia da programação, aconteceu o “Happening Photo & Bike”, um passeio ciclístico pela Zona Urbana de Juazeiro do Norte, com partida da Praça do Giradouro. Os participantes puderam vivenciar a fotografia em deslocamento na cidade, e aprender técnicas de baixa velocidades com a fotógrafa Marília Oliveira e  fotógrafo Allan Bastos. O passeio aconteceu na tarde de quinta feira, às 16h.

Passeio ciclístico no IV Foto Síntese. Foto:

Encerrando as atividades do segundo dia, Raquel Versieux, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), e Nívea Uchoa, atualmente fotógrafa do gabinete do Governo do Estado,  formaram a mesa “Corpo e Imagem”. Raquel trouxe a temática “câmera é corpo”, apresentando seus experimentos fotográficos nos quais a câmera é incorporada pelas fotografias, a partir do diálogo entre outras formas e corpos existentes, trazendo a ideia da luz e energia como essenciais para a realização fotográfica. Já Nívea Uchôa apresentou os seus trabalhos fotográficos e discutiu sobre o paradoxo “imagem versus fotografia”.

Terceiro dia, 31 de agosto: “Tempo Imperfeito” e a Fotoperformance:

A noite de encerramento do IV Foto Síntese começou com o lançamento do livro “Tempo Imperfeito”, um projeto fotográfico do Descoletivo, em comemoração aos 15 anos da transformista Camilly, retratando a trajetória a partir de fotografias antigas. Com distribuição gratuita, todos os participantes do momento foram presenteados com um livro.

Logo depois foi exibida a “FotoPerformance” com os professores Joubert Arrais e Ricardo Salmito e a professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Dani Quiroga. A performance se desenrolou com um jogo de corpo, movimento e projeções paralelas em tempo real.

TerceiroDia

Fotos: Joedson Kelvin e Lícia Maia

NotaNoticiaNoCampus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *