• Mercado imobiliário valoriza terrenos no entorno da UFCA

13 de setembro de 2018 por

Com a chegada das instituições de ensino superior, empresas públicas e privadas, a mudança no perfil econômico da cidade de Juazeiro mudou. Os imóveis começaram a ter maior valorização, a especulação imobiliária duplicou e o número de compradores também.

O bairro Lagoa Seca sai na frente quando se trata de especulação imobiliária; “Próximo à UFCA”, “5 minutos do Hospital Regional do Cariri”, “Bairro Nobre”, “Melhor localização”. As corretoras de imóveis usam todas as referências possíveis para vender um espaço na zona nobre do Cariri. Apenas no trajeto da Universidade Leão Sampaio para a Universidade Federal do Cariri podem ser vistos 3 loteamentos e 5 condomínios à venda. O corretor José Gurgel Carlos lembra que, em 2008, o metro quadrado no bairro Lagoa Seca valia em média R$ 10,00. Hoje esse mesmo espaço pode chegar até R$ 500,00.

Para o corretor Fagner Canuto, a presença de faculdades e novos acessos viabilizam o crescimento nesta região. “Existem alguns projetos como instalação de polo comercial que em breve vai deixar essa área bem melhor para morar que outros bairros com pouca mobilidade”, explica. Déborah Alves, moradora do bairro a 6 anos, conta que nunca viu o bairro se expandir quanto nos últimos 3 anos, onde vieram muitas casas e pequenas empresas, aumentando até a segurança do bairro.

Muitos estudantes vêm de longe para estudar na região. Acabam percebendo que quanto mais próximo da universidade, mais caro se torna o aluguel de imóveis. “Aluguel no centro é bem mais em conta, mas eu levaria o mesmo tempo do centro pra faculdade do que do Brejo Santo pro Juazeiro, aqui perto da faculdade fica bem mais fácil, mas os valores são bem salgados. Hoje pago praticamente o dobro do valor de uma casa no centro”, comenta Jonathan Luna, estudante de engenharia civil que vive próximo à UFCA.