• Estudantes enfrentam dificuldades no uso da quadra poliesportiva da UFCA

4 de outubro de 2018 por

Por Saulo Mendes e Raoni Bezerra

A quadra poliesportiva da Universidade Federal do Cariri foi projetada em 2013 pela professora e ex-reitora Suely Chacon, que idealizou a construção da Residência Universitária e das quadras. O projeto foi desenvolvido e contratado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão pertencente ao Ministério da Educação.

A estrutura tem como objetivo atender a comunidade acadêmica e, principalmente, os bolsistas na área de esporte. No entanto, segundo o engenheiro civil Davi Colares, que trabalha na Coordenadoria de Manutenção da Diretoria de Infraestrutura (DINFRA), a quadra ainda não está em pleno funcionamento. ”No momento está ocorrendo a obra de urbanização do campus que vai levar a energia de média tensão para alimentar a subestação das quadras para o devido funcionamento da iluminação e bebedouros. No momento, a infraestrutura existente é para auxiliar a vigilância patrimonial”.

Segundo Davi Freitas, diretor de infraestrutura da UFCA, está previsto o funcionamento da quadra junto com o encerramento das obras que serão concluídas entre maio e julho do próximo ano. Apesar das obras, a quadra já está em funcionamento, no entanto, Davi discorda do uso do espaço antes da conclusão da construção.

IMG-2086

Quadra esportiva da UFCA. Foto: Paulo Mendes

Bolsistas e alunos encontram dificuldades ao usar a quadra. ”A quadra fica distante da estrutura da faculdade e esta está em obras, dificultando mais ainda o trajeto. Não tem como praticar esporte sem se hidratar. Às vezes os meninos levam garrafão de água, o resto do pessoal costuma levar garrafinha, mas quando acaba ficamos sem água. É horrível”, afirma Tatiane Rodrigues, estudante do curso de Engenharia de Materiais.

A Coordenadora de Esporte e Cultura do Movimento, Lívia Silveira Duarte Aquino, explica o plano para a melhoria da quadra: ”Tratando-se de planos de infraestrutura para práticas de atividades físicas e de esportes, a UFCA está elaborando o Plano Diretor de infraestrutura, sob responsabilidade da DINFRA, que projetará estruturas que serão construídas, readaptada e reformadas em todos os campus da Universidade.”

Devido às obras, tem se acumulado bastante poeira na quadra. As quadras ainda apresentam limitações em suas dimensões. As dimensões oficiais de uma quadra de futsal é 40 metros de comprimento por 20 de largura. A quadra da UFCA tem 27 metros de comprimento por 14 metros de largura. “As quadras poliesportivas da UFCA possuem dimensões adequadas para a prática da modalidade Voleibol (18m comprimento x 9m de largura), no entanto apresentam restrições para sediar competições de âmbito nacional, uma vez que as regras das demais modalidades de quadra (Futsal, Handebol e Basquete) exigem dimensões maiores”, explica Lívia Aquino.

Quadra UFCA