• Estudantes ficam sem serviço de reprografia na UFCA

11 de outubro de 2018 por

Por Mychelle Santos e Yanne Vieira

Desde janeiro de 2017, estudantes se queixam da ausência de serviço de xerox da Universidade Federal do Cariri. Entre idas e vindas de licitações e desistências, a situação se estende há mais de um ano, o que prejudica o andamento das atividades acadêmicas.

Segundo a Pró Reitoria de Administração (PROAD), a empresa que ganhou a concessão não compareceu para assinar os papéis, o que ocasionou a situação atual. Em fevereiro deste ano foi aberta outra licitação, mas foi fechada novamente em julho por não haver interesse na proposta.  Desse modo, o edital foi publicado mais uma vez no Diário Oficial da União (DOU) e a licitação encontra-se aberta até o dia 22 de outubro.

O comunicado sobre interrupção do serviço de reprografia no campus Juazeiro do Norte foi emitido em 2 de janeiro de 2017. A empresa G.M Feitosa-ME informou que não poderia continuar prestando os serviços contratados da vigência do acordo, que seria até 13 de março de 2017. A segunda abertura da concessão para a nova empresa de reprografia aconteceu somente no dia 18 de junho de 2018.

Para Eduardo Victor, estudante do curso de Engenharia Civil, a falta da xerox gera muitos impasses e pode afetar até o rendimento acadêmico. “Seja para entrega de trabalhos, para entrega de documentos ou para ter material de estudo, nós usávamos a xerox constantemente. Dessa forma, afeta negativamente o rendimento acadêmico”, explica o estudante. Segundo ele, quando os alunos necessitam de fotocópia, precisam ir a uma das faculdades próximas para ter o serviço, o que pode gerar transtornos, visto que nem todos têm transporte e o ônibus tem horários específicos para passar.

Alguns cursos acabam demandando muitos livros e apostilas, que por escassez de exemplares precisam ser fotocopiados. É o que diz a estudante Jubileia Lucas, também do curso de engenharia: “A demanda do curso é grande e considerando-se que não há livros suficientes pra todo mundo na biblioteca a gente tem que tirar xerox de alguns”. Um dos pontos destacados por ela foi o deslocamento que muitas vezes é feito durante o período de aula. “Sem a xerox na Universidade, dificulta muito, porque qualquer trabalho ou outra coisa que precise imprimir a gente tem que ir pra outras faculdades ou outros locais e  normalmente são bem caros”.

Devido ao longo período de ausência, a esperança por um novo serviço de reprografia já quase não existe entre os alunos. “Há uma necessidade muito grande de uma xerox dentro da universidade, mas pelo tempo que faz que a outra fechou, nem dá pra esperar muito por isso”, afirma Jubileia.

Em resposta, a PROAD diz ter consciência das demandas e que tem se esforçado para resolver a situação atual: “Ressalta-se que a gestão está empreendendo esforços para formalizar a contratação dos serviços reprográficos, a fim de atender à comunidade acadêmica, entretanto as empresas do ramo têm demonstrado desinteresse”.