• Pesquisa de mestrado de estudante da UFCA cria glossário de geometria plana em Libras

19 de outubro de 2018 por

Por Romênia Gomes

Facilitar o aprendizado de matemática para alunos surdos foi o que motivou Aglaiza Sedrim, professora de matemática da rede estadual e municipal, a  criar um glossário de geometria plana em Libras. O trabalho foi desenvolvido no mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O interesse em investigar o tema surgiu após uma experiência em sala de aula. No período de estágio, prestes a terminar a graduação em Matemática, Aglaiza se deparou com uma aluna surda. Após o primeiro contato, ela percebeu a limitação de comunicação que possuía por não saber a língua utilizada pela estudante. Em seguida, ela procurou aprender Libras e o interesse pela inclusão só aumentou.

Posteriormente, a professora decidiu levar a inclusão para o seu trabalho de mestrado e desenvolveu na língua de sinais termos utilizados na geometria plana, como triângulos, retas, conjuntos, elementos, pontos e ângulos. O glossário parte de conceitos básicos da geometria plana para facilitar a compreensão de intérpretes e surdos, além de ter a proposta de ajudar professores de matemática, sendo um material de estudo e consulta.

O trabalho tem potencial para contribuir com a ascensão da comunidade surda ao ensino superior, visto que o aluno desiste de estudar muitas vezes devido à ausência dos termos matemáticos que privam o aluno surdo ao acesso à informação e de um auxílio que favoreça seu aprendizado de forma eficiente.

Imagem retirada da dissertação de mestrado da Aglaiza Sedrim

O trabalho foi co-orientado por Mardônio Oliveira, coordenador do curso de Libras da UFCA. Ele conta que houve uma troca de experiência. Como professor surdo, Mardônio teve a oportunidade de ter contato com a Matemática, enquanto a professora do mestrado ProfMat da UFCA e orientadora do trabalho, Silvana Costa, teve contato com a Libras.

Libras

Desde 2002, a Libras é uma língua, assim como espanhol, italiano ou francês, pois atende aos pré-requisitos básicos de ser composta pelos níveis linguísticos necessários para a formação de frases e a comunicação estruturada. Portanto, foi considerada uma língua, não uma linguagem.

Equivalente à Libras, há outras línguas de sinais fora do Brasil. A SignWriting é uma escrita de sinais desenvolvida por uma norte-americana com o intuito de adaptar a escrita de movimentos da dança para uma língua visual.