• Debates, palestras e lançamentos de revistas marcam a III Semana de Jornalismo na UFCA

23 de outubro de 2018 por

Por Mychelle Santos e Yanne Vieira

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realizou durante os dias 16 a 18 de outubro a terceira edição da Semana de Jornalismo. Neste ano a temática abordada debate a relação do jornalismo com o universo digital, em um mundo hiperconectado. “Nós procuramos o tema mais atual sem fugir do tradicionalismo que é a produção de notícia, a apuração, a informação, mas dentro desse novo contexto”, contou a professora Monike Feitosa, que participou da organização do evento. Com uma programação diversa o evento contou com palestras, debates, exibição de filmes e lançamento de revistas.

Diferente das edições anteriores que foram organizadas pelos estudantes da disciplina de assessoria de imprensa, esse ano a semana foi construída em conjunto dos professores com os estudantes do curso. “Nós professores entendemos, na reunião de colegiado, que era muito mais útil unificar o curso em uma semana para o curso de Jornalismo. Nós decidimos colocar aberto aos professores e aos alunos que poderiam sugerir e participar da organização, não só os das disciplinas de assessoria, que deixavam muito restrita a participação dos alunos”, explicou Monike.

Para a estudante Thais Cândido esses espaços voltados aos discussões da atuação do profissional de jornalismo são muito importantes para o estudante. “A gente não vê só pessoas que trabalham no impresso, no digital, vem pessoas que trabalham em todas as áreas. Isso é muito importante tanto pra gente que está entrando agora, como para quem já está saindo” disse.

Fotos: Joedson Kelvin e Beatriz Sousa

Além das falas presenciais, palestras como: ‘Fluidez na fronteira entre jornalistas e público’, tiveram a participação por videoconferência da Naiana Rodrigues doutoranda em Ciências da comunicação pela USP, que contou um pouco da sua trajetória enquanto jornalista no Diário do Nordeste.

Cine Clube especial Semana de Jornalismo

No primeiro dia de Cine Clube especial, (17) foi exibido o filme O mercado de notícias (Brasil, 2014), um documentário com cenas da peça ‘the staple of news’ sobre a produção das notícias como mercadoria, a importância do jornalismo para a democracia, ética no jornalismo o que gerou reflexões sobre o atual momento político com a participação dos professores Edgard Patrício (PráxisJor/UFC) e o professor Ricardo Salmito (UFCA).

No dia 18, foi exibido o filme The Post – A guerra secreta (EUA, 2017) contando a história por trás do envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, onde os documentos conhecido como Pentagran Papers, foram publicados pelo jornal The Washington Post, essa operação mudou a história da imprensa americana, onde foram discutidos questões de poder e até onde existe a liberdade de imprensa. O debate do filme contou com a participação de dois professores da UFCA, Ricardo Salmito e Afonso Barbosa.

“Até onde é possível ter liberdade de imprensa/liberdade de expressão? Até onde pode ir a relação com uma fonte? Você pode ser amigo de uma fonte?” Esses foram alguns dos questionamentos que o estudante Sávio Emanuel apresentou sobre os debates e os filmes apresentados nos dois dias de cine clube especial.

Lançamento de Revistas

A Revista Bárbaras foi produzida por estudantes do curso de jornalismo, na sua primeira edição teve seu segundo lançamento durante a semana de jornalismo no dia 16. Temas como: visibilidade lésbica, mulheres fortes, grupos de resistência feminina fazem a revista que tem como produtoras, vinte mulheres.

A revista Dragão do mar, especial Cariri, veio diretamente de Fortaleza, o lançamento aconteceu na quinta-feira, (18) com a participação da editora Isabel Andrade, do instituto Dragão do Mar. A revista traz a cultura tradicional do Cariri, as romarias e a religiosidade.