• UFCA desenvolve projetos cooperativos voltados para a sustentabilidade

23 de outubro de 2018 por

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu início a três projetos de sustentabilidade ambiental. São informações da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN). Um edital para selecionar os parceiros para os projetos será divulgado em breve, mas pretende-se que sejam articuladas parcerias com instituições da sociedade civil como associações de catadores e empresas de reciclagem.

Os projetos são de cooperação técnica, e são referentes ao uso de energia nas dependências do campus, reciclagem do lixo gerado diariamente, e os resíduos eletrônicos e óleo de cozinha utilizado no refeitório universitário e cantina. Com relação à energia, a cooperação busca cumprir recomendações do programa de Eficiência Energética da Enel, distribuidora de energia do estado do Ceará. O vínculo com associações de catadores e reciclagem darão ao lixo produzido um destino adequado. A Coordenadoria de Gestão em Sustentabilidade foi consultada acerca de dados e do rumo dos produtos descartáveis, porém, não houve resposta.

Dimas de Castro, coordenador da CGS, ressalta que, dentre os 15 planos e ações para o desenvolvimento da universidade, há um capitaneado pela CGS. “A Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), integrada à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), atua na promoção da responsabilidade socioambiental, da eficiência econômica e financeira da UFCA, e estes projetos contribuem de forma direta e efetiva para o alinhamento dos objetivos de sustentabilidade presentes no referencial estratégico da UFCA.  A CGS atua no intuito de auxiliar na promoção do conhecimento crítico voltado aos pilares da sustentabilidade.” diz o coordenador sobre o propósito dos projetos. O objetivo da ação da CGS é alertar e conscientizar sobre a questão ambiental, o que pode reduzir problemáticas como a dos copos descartáveis usados no refeitório universitário.

“Há inúmeros projetos sendo desenvolvidos nesta área, e muitos com o objetivo de promover a educação sobre a sustentabilidade”, destaca Dimas. Os projetos atenderão várias áreas e demandas estabelecidas pelas legislações, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a Coleta Seletiva e outras necessidades. Portanto, os vínculos com as instituições receptoras de resíduos são extremamente necessários para que possamos dar um destino adequado ao material consumido na UFCA“, conclui o coordenador.

É grande o volume dos resíduos descartados na UFCA, principalmente dos plásticos, com destaque para o consumo no RU, como pode ser visto na foto abaixo:

20180904_195155

Imagem: Breno Kallew