• UFCA garante acessibilidade no campus Juazeiro

21 de maio de 2019 por

Por Thais Silva

No primeiro semestre de 2019 foram inauguradas as rampas de acesso e elevadores na Universidade Federal do Cariri, que facilita o deslocamento de pessoas com deficiência. As obras foram iniciadas no ano de 2018 e estão em fase de conclusão.

Antes das modificações no campus de Juazeiro do Norte a acessibilidade era pouca. As rampas eram muito íngremes, no lugar dos elevadores havia um enorme e vazio espaço, o piso não era antiderrapante e não havia piso tátil destinado aos deficientes visuais.

Os dados gerais, fornecidos pela Universidade no resumo do censo de 2017 no tópico de alunos com deficiência, demonstram que em todo o ano cerca de vinte e oito alunos com deficiência ingressaram em cursos da instituição.

[flourish id=“348458”]

Ao todo, são apresentados seis tipos de deficiências. No ano de 2017 ingressou um aluno com autismo, oito com baixa visão, um com cegueira, três com deficiência auditiva, quatorze com deficiência física e um com surdez.

As obras facilitam o deslocamento dos alunos em questão. No entanto, há outros aspectos a serem considerados. A estudante de biblioteconomia, Maria Leliz, é um dos discentes que têm deficiência física. Ela relata que os banheiros não são totalmente adaptados, as cadeiras causam desconforto em suas pernas e coluna por não serem acessíveis e os corrimãos aquecem com a luz do sol, dificultando o acesso às rampas.

NotaDigitalII