• Taxa de analfabetismo diminui na cidade de Crato – CE

26 de maio de 2019 por

Por Juan Barreto

Estudos realizados pelo IPEA GEO (Instituto de Pesquisas em Economia Aplicada a Geografia) apontam que a taxa de analfabetismo entre jovens na cidade de Crato, localizada na região do Cariri ao sul do estado do Ceará, vem diminuindo de forma expressiva desde o início da década de 1990.

Pesquisas relacionadas ao IDMH (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) nos mostram que a população cratense na faixa etária dos 5 anos, fase onde acontece o processo de alfabetização, vem progressivamente tendo mais acesso à escola do que teve a sua geração anterior. Em 2010, esse mesmo município já havia conseguido reduzir drasticamente o número de “crianças de 5 anos fora da escola” que as estatísticas de vinte anos atrás indicavam.

Como consequência natural dos investimentos financeiros aplicados a área da educação, obteve-se um considerável aumento de pessoas que chegaram a fase adulta sabendo ler e escrever. Esses resultados positivos, observados pelo IPEA GEO em suas análises, evidenciam como a responsabilidade do Governo em proporcionar um ensino público de qualidade é o fator determinante para que a sociedade se desenvolva também qualitativamente.

NotaDigitalII