• Do El País para o Cariri: O Jornalismo de Dados foi pauta de palestra com Flávia Marreiro

18 de junho de 2019 por

A noite dessa quinta-feira (30) marcou o penúltimo dia da IV Semana de Jornalismo com a palestra “A reportagem salva: o manejo de dados como fundamento do jornalismo”. Na ocasião, a editora do Jornal El País, Flávia Marreiro, falou das várias possibilidades no uso dos dados para a construção de uma reportagem.

A jornalista é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e atua hoje na editoria do jornal espanhol. Durante sua palestra, levantou pontos importantes tanto para o estudante quanto para os profissionais já formados, explicando o que é o jornalismo de dados e como se constrói uma reportagem a partir dele. Marreiro diversificou o tema falando das várias camadas em que os dados favorecem a comunicação, lembrando que o jornalismo sempre utilizou de dados nas suas investigações; explicou os trajetos da profissão, as novas formas do fazer jornalístico, o uso das mídias digitais a favor da informação e, como tema central, falou de como são produzidas as grandes reportagens de dados.

WhatsApp Image 2019-05-30 at 19.58.11

O evento transferiu todas as atividades desse dia 30 para meios externos à universidade, aderindo à paralisação nacional pela educação. A palestra com Flávia Marreiro ocorreu no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste, onde estiveram presentes professores, estudantes e profissionais de jornalismo da região. “A reportagem salva: o manejo de dados como fundamento do jornalismo” foi a última palestra do evento, que se encerra nesta sexta-feira com rodas de conversa, lançamentos dos materiais impressos do curso e um sarau com intervenções artísticas.