• Semana de Jornalismo promove na praça roda de conversa sobre projetos do curso

18 de junho de 2019 por

Momento teve como objetivo apresentar à comunidade as produções desenvolvidas na UFCA

Na tarde do dia 30 de maio, estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveram uma roda de conversa sobre os projetos e programas de extensão e cultura desenvolvidos na Instituição. A atividade fez parte da programação da IV Semana de Jornalismo da UFCA, e ocorreu a partir das 14h, na praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte.

O objetivo do evento foi apresentar à comunidade as produções desenvolvidas no curso. Para tanto, estiveram presentes participantes da revista Paraíba; da revista Corte Seco; do programa de extensão B de Boa; do Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (LIMBO) e do caderno experimental Cocada Preta. Durante a roda, os integrantes apresentaram a relevância de seus projetos.

IMG_3950

Além disso, outros projetos também foram apresentados. Dentre eles, o Cartografia dos Cursos de Jornalismo do Reuni do Brasil: da expansão à interiorização do ensino superior público e o Pesquisa e midiatização no brasil: abordagens teóricas e metodológicas, ambos do CEPEJor – Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo.

O professor Diógenes Luna, coordenador do curso e do B de Boa, comentou sobre a relevância da realização de ações como essa. “Momentos em espaços como esse são importantes porque na rua a gente vê o povo e o povo vê a gente. É importante a gente saber ocupar espaços assim e perceber que a vivência na academia não se limita à universidade”, conta.

“Ações como essa têm grande impacto na comunidade”, aponta Sarah Gomes, estudante do terceiro semestre de jornalismo e idealizadora da revista Paraíba. Para a estudante, a roda foi uma oportunidade não somente para quem passava pelo local, mas para os próprios estudantes. “Nós podemos perceber as pessoas olhando, se aproximando; parando para escutar. Momentos assim também são importantes entre nós (Universidade). Na correria da vida acadêmica acabamos não conhecendo as próprias ações realizadas dentro do curso do qual fazemos parte”.

Tendo em vista a adesão do curso ao calendário nacional de paralisações contra os cortes na educação, o momento na praça do Giradouro teve como intuito levar para fora da universidade a programação da Semana realizada neste dia.

Créditos das fotos: Jayne Machado