• Oficinas e relato de experiência na IV semana de jornalismo

2 de julho de 2019 por

Oficinas na IV semana de jornalismo

No segundo dia de programação da IV Semana de Jornalismo, os estudantes puderam escolher entre quatro oficinas, que abordaram temas diversos, e um minicurso sobre pesquisa e metodologia.

A primeira oficina foi a de “Colagem como perspectiva de comunicação” o objetivo da oficina foi instigar a criatividade e criar informações através de colagens, alguns expressaram os seus sentimentos através das imagens que recortaram e colaram na folha em branco e outras fizeram post de reivindicação por seus direitos conforme lhe eram  usado as usas criatividades. A oficina foi realizada no pátio o que despertou e chamou a atenção daqueles que ali passavam.

A segunda oficina foi  “Stop Motion” cujo o objetivo foi explicar de forma prática como criar vídeos animados, os participantes levaram massa de modelar, lápis  de cor, pincel e régua para realização das atividades da oficina. Foi uma oficina bem descontraída onde todos os estudantes poderão usufruir e abusar da criatividade de uma forma bem contagiante, onde todos que participaram agregaram bastante conhecimento.

Como terceira oficina tivemos a “Fotografia de bolso e fotojornalismo” no qual o objetivo foi abordar conceitos fotográficos através de dispositivos móveis, como celulares, e como são úteis para a captura de imagens factuais para o campo da notícia.  Os participantes desta oficina conheceram alguns conceitos da fotografia e realizaram atividades práticas com seus próprios dispositivos móveis.

Na quarta e última oficina foi abordado o tema “Tratamento e visualização de dados com Excel e Flourish”  foi abordado de forma prática a construção de dados. A oficina aconteceu no laboratório de práticas jornalisticas e teve a participação de vários alunos e até mesmo de professores que já passaram pela a universidade e despertaram o interesse em participar desta oficina.  Foi uma tarde de aprendizado e grandes experiencias no campo do jornalismo de dados.

Mini curso-relato de experiências

Relatos de Experiência de Pesquisa:

Estranhando as metodologias

Na tarde do segundo dia da semana do jornalismo aconteceu um mini curso voltado para relatos de experiências onde ocorreu diversos diálogos sobre as metodológicas referentes às teses de doutorado do “Travestígonas: performatividade de gênero, da política e do luto no teatro de As Travestidas”  e “Iracema , horizonte de memórias do mito incessante”. Os estudantes que participarão tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e também relatar suas experiências referentes a vivência acadêmica.