• Hospitais de Barbalha são os primeiros com energia solar no Cariri

  • Voltar
27 de agosto de 2019 por 

Foto: Pixabay

Por Júlia Marques

O Hospital do Coração e Hospital Santo Antônio serão os primeiros da região do Cariri a produzir energia solar. As placas estão sendo implantadas pela Solar Nordeste, primeira empresa caririense na área. O projeto de instalação tem previsão de cerca de três meses e deve ser concluído no fim deste ano.

A ação é uma iniciativa da Fundação Otília Correia Saraiva, mantenedora das instituições, a inauguração das células fotovoltaicas está prevista para o segundo semestre de 2019. O contrato foi fechado em evento realizado no dia 18 de julho, durante o Festival Expocrato, no estande empresa. 

 As células devem gerar 45% da energia consumida no funcionamento do hospital, resultando em grande economia no setor. “Após liquidar o investimento feito aqui, o hospital vai ter redução real no consumo de energia, o que vai proporcionar um investimento posterior em outras prioridades, como equipamentos hospitalares para melhor atender a população”, relatou o Dr. João correia Saraiva, diretor administrativo da fundação.

A adoção da energia solar foi tanto um estratégia de modernização quanto uma opção voltada ao desenvolvimento sustentável. “Hoje, com a maior atenção ao meio ambiente, essas instituições procuram sempre usar energia limpa. A Fundação Otília Correia Saraiva não é diferente, procuramos contribuir com o meio ambiente entrando na era da energia solar, é a primeira instituição hospitalar da região do cariri que vai adotar esse tipo de energia.”, declarou Dr. João.

O Brasil possui condições naturais privilegiadas para a produção de energia sustentável, em especial a fotovoltaica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 45 mil pontos de energia solar espalhados por todo território nacional. No último ano o números de células cresceu em 44% no estado do Ceará.

 

NotaNoticiaNoCampus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *