• Novos cursos recebem avaliação positiva da comunidade acadêmica

29 de agosto de 2019 por

Por Matheus Fersanto | Foto: UFCA

Em 2019, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) criou quatro cursos de graduação: Letras-Libras, Matemática Computacional, Ciências Contábeis e Ciência da Computação. Já no segundo semestre de funcionamento, estudantes e professores dos cursos fazem uma avaliação positiva da implementação.

Ainda estão sendo feitos alguns ajustes, como a finalização de laboratórios e a contratação de servidores, mas as aulas seguem normalmente. O coordenador do curso de Ciência Contábeis, professor Marcone Venâncio, aponta que já existe a definição de gabinetes, salas e professores. Equipamentos também estão sendo providenciados e poderão, inclusive, ser compartilhados entre cursos.

O professor Mardônio Oliveira, coordenador do curso de Letras-Libras, aponta que a principal dificuldade no momento é tradução dos materiais, algo que será solucionado com a contratação de mais intérpretes. No entanto, indica que questões relacionadas ao ingresso dos estudantes surdos ainda precisam ser analisadas, atualmente são apenas dois. Para ele, os surdos ainda têm dificuldade na entrada na universidade. “A comunidade surda na região solicita uma forma de ingresso diferente no curso de Letras-Libras”, diz.

A estudante Maria Tereza Escariolano confirma a necessidade da finalização dos laboratórios e aquisição de equipamentos específicos. “Mas eu acredito que por enquanto está tudo tranquilo”, diz. Em relação à experiência de ingressar em um curso recém aberto, Maria Tereza tem a sensação de expectativa, “principalmente no curso de Letras-Libras, que é fruto de muita resistência da comunidade surda aqui do Cariri”, aponta.

Questionada sobre não haver estudantes veteranos para compartilhar experiências, a estudante considera que fica receosa por não poder receber dicas e apoio, mas que os professores estão dando o auxílio necessário. Luis Gustavo Alencar, aluno de Ciências Contábeis, também sentiu o mesmo. “Está acima das minhas expectativas, pensei que seria dificultoso para a gente que está chegando agora em um curso novo”, diz.

Expansão incerta

Apesar das restrições orçamentárias nas universidades federais anunciadas na metade do primeiro semestre, a implementação das novas graduações não foi comprometida na UFCA. Para o Pró-Reitor Adjunto de graduação da UFCA, Rodolfo Jakov, o que pode ser prejudicado é o crescimento da universidade daqui para frente. “De fato, freia a expansão. Então, assim, a gente vai ficar sem ter novos cursos, embora já temos dois aprovados: Medicina Veterinária e Pedagogia”, diz.

Jakov destaca que é uma situação enfrentada em todas as instituições federais de ensino superior, mas que o fato de a UFCA ser uma universidade recente é um desafio. “Talvez a gente tenha um pouco de desvantagem, porque nós somos pequenos frente às outras. A gente precisa crescer.” Ele reforça que a instituição funciona a apenas seis anos.

A universidade conta agora com 3.292 estudantes. Ao todo, a UFCA oferece 23 cursos de graduação e 14 de pós-graduação (cinco mestrados e nove especializações). Os quatro cursos abertos representam 190 novas vagas.

Além da UFCA, outras 11 universidades federais têm cursos que começaram a funcionar em 2019. Ao todo, 32 novas graduações foram implementadas nessas instituições.