• Projeto que protege animais vence concurso de extensão na UFCA

3 de setembro de 2019 por

Foto: Flickr UFCA

Por Júlia Marques

O projeto UFCão levou o primeiro lugar da premiação Você Faz a Extensão. A participante Fernanda Bastos, levou para casa a quantia de R$ 1.500, que segundo ela será inteiramente doado para a causa animal. O resultado da competição foi revelado durante o encerramento do XV Encontro de Extensão (ENEX), no dia 30 de agosto.

O segundo e terceiro lugares da competição promovida pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri foram para os projetos Escritório Habitar, do estudante Marcelo de Sousa, e Sementes do Amanhã, do extensionista Rawell Souza, que receberam R$ 1.000 e R$ 500 reais, respectivamente.

A competição se deu através das redes sociais, em especial o youtube, por meio de vídeos produzidos pelos estudantes participantes que deveriam abordar as ações e objetivos de seus respectivos projetos. A pontuação foi medida de acordo com o engajamento do público através de compartilhamentos, curtidas e comentários. O vídeo ganhador está atualmente com 1.600 curtidas e mais de 46 mil comentários.

O UFCão, ganhador do maior prêmio da noite, promove ações, debates e palestra para conscientização da população acerca dos direitos e cuidados animais. O projeto é vinculado a ação voluntária que presta auxílio aos cachorros abandonados no campus da universidade. “A verba dos R$ 1.500 reais eu realmente tô decidida a doar toda pra causa… Vai ser realmente doada, porque é a essência do projeto. O UFCão só existe por causa do voluntariado.”, declarou Fernanda.

O Escritório Habitar, classificado em segundo lugar, oferece apoio a famílias de baixa renda no acompanhamento de obras, desenvolvimento de projetos técnicos da construção civil e assistência técnica gratuita. A ação visa proporcionar moradias seguras, confortáveis e econômicas.

Já o projeto de extensão Sementes do amanhã, terceiro colocado, tem como principal objetivo a promoção de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de ações educativas. O programa discute ainda questões direcionadas a acessibilidade e sustentabilidade através de visitas guiadas ao Jardim Sensorial, espaço que abriga plantas medicinais e aromáticas localizado no campus Crato da UFCA .

Assista ao vídeo da UFCão

Assista ao vídeo  do Escritório Habitar

Assista ao vídeo  do Sementes do amanhã