• Mostra UFCA não será realizada em 2019

19 de setembro de 2019 por

Por Vitorino Silva | Foto Emanoella Callou

Após cinco edições, a Universidade Federal do Cariri decidiu não organizar a Mostra UFCA em 2019. O evento acadêmico visa integrar a comunidade interna e externa apresentando ações desenvolvidas por estudantes e pesquisadores. Em abril de 2019, assim como outras instituições no país, a UFCA sofreu um corte de 30% no orçamento destinado ao custeio de atividades dentro da instituição pelo Ministério da Educação (MEC). Este é um dos motivos que resultaram na decisão de não realizar a feira.

Desde o ano passado, o evento passa por avaliações que tentam solucionar suas principais fraquezas. Segundo a professora Irma Gracielle Carvalho, chefe do cerimonial UFCA, a comissão responsável pela organização enxergou, naquele momento, a necessidade de reavaliar a Mostra do ponto de vista de sua identidade, buscando uma forma de resgatar a essência de um evento acadêmico, científico e cultural dentro da universidade.

Outro possível motivo para o cancelamento do evento foram os problemas decorrentes da plataforma Conferências – site criado para organizar atividades dos eventos desenvolvidos dentro da UFCA. Além de não se adequar às necessidades da comissão, problemas com certificação dos estudantes que apresentavam seus trabalhos eram frequentes desde 2016. Por hora, também foram usadas outras ferramentas de organização de eventos como o Even3 e o Forms, mas, as dificuldades persistiram.

Para aquisição de equipamentos usados na Mostra, a Universidade precisva participar de um pregão eletrônico (modalidade de licitação que viabiliza, de maneira mais rápida, a contratação de um fornecedor), o que acabou não acontecendo. Mais de 500 trabalhos foram apresentados na última edição e a falta de aparelhos como datashow, computadores, porta banners, divisórias, caixas de som e microfones também fazem parte da justificativa para não realização do evento.

Este ano, os recursos financeiros não seriam suficientes nem para custear diárias de possíveis palestrantes convidados, por exemplo. “Por conta dos cortes, as despesas para todos os eventos deste ano na instituição – incluindo a Mostra UFCA – não poderia passar de 400 mil reais”, afirma a chefe do Cerimonial, setor responsável pela organização dos eventos da universidade.

Eventos das pró-reitorias

Os bolsistas e voluntários de projetos vinculados às pró-reitorias da instituição são obrigados a apresentar o andamento de seus projetos na Mostra UFCA. Com o cancelamento do evento, cada pró-reitoria deve decidir como seus respectivos bolsistas divulgarão os resultados de suas pesquisas.

No caso da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), por exemplo, os estudantes apresentarão os trabalhos nos dia 22, 23 e 24 de outubro no I Congresso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, cujo o tema será “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Já a Pró-Reitoria de Cultura vai promover entre os dias 4 e 7 de novembro o I Festival UFCA de Cultura e o II Colóquio Observatório Cariri, eventos que vão repercutir o tema “Cultura, Democracia e Resistência no Nordeste”.