• UFCA é destaque em projeto de Cidades Inteligentes

10 de outubro de 2019 por

Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/UFCA

Por Cleiviane Vasconcelos e Marcello Nunes

Juazeiro do Norte tornou-se referência nacional como a primeira cidade brasileira a sancionar uma lei municipal de Inovação e Smart Cities, em junho de 2018. Cidades Inteligentes, em tradução livre, é uma iniciativa que agrega tecnologia no desenvolvimento do espaço urbano. Além de influenciar o desenvolvimento econômico, os projetos melhoram a qualidade de vida da população. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) colabora com a implementação do conceito na região por meio de projetos de pesquisa, cultura e extensão.

De acordo com Elias Pereira, Coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), a UFCA está participando de reuniões com os grupos responsáveis para avaliar como pode contribuir com o projeto. “Estamos iniciando agora o processo de mapeamento da UFCA, na qual serão levantados todos os potenciais produtos e serviços que os laboratórios, empresas juniores e grupos de pesquisa, extensão e cultura podem oferecer”, afirma o coordenador.

O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE), grupo de pesquisa certificado pela UFCA e cadastrado no CNPq possui uma linha de pesquisa específica sobre Cidades Inteligentes, Desenvolvimento e Inovação. Ranieri Moreira, coordenador do Cidades em Debates, projeto vinculado ao LACITE, afirma que a Universidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das Cidades Inteligentes por conta da produção de conhecimento sobre a cidade e a atuação junto aos poderes públicos. “Outra ação do LACITE é o Observatório das Cidades do Cariri, programa de extensão da UFCA que tem se envolvido em diversas iniciativas locais e regionais com rebatimentos diretos no desenvolvimento das cidades do Cariri tal como a política de Cidade Inteligente de Juazeiro do Norte”, revela o professor.

Ranieri fala que toda a novidade e a falta de conhecimento em torno do assunto dificultam a execução do projeto. Para ele, a participação pública é vital para a concretização das ações. “As soluções passam tanto por uma maior participação e envolvimento dos diversos sujeitos sociais quanto por uma maior articulação com governos locais, agentes políticos e organizações da sociedade civil no sentido de produzir ações que possuam efeitos concretos e visíveis sobre a realidade local”, explica.

Além da UFCA, outras Instituições de Ensino Superior e empresas locais são parceiras no projeto. O Sebrae produziu uma cartilha com mais informações sobre a Cidade Inteligente Juazeiro do Norte. Nela, podem ser consultados alguns serviços já disponíveis e consultar mais informações sobre o projeto.