• UFCA debate relevância da produção artística na pesquisa acadêmica

13 de novembro de 2019 por

Por Cleiviane Vasconcelos

A Universidade Federal do Cariri realizou entre os dias 22 e 24 de outubro o I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA. O evento, que teve como objetivo estimular estudantes de graduação e pós-graduação no desenvolvimento da produção científica, trouxe ao Cariri palestras que abordaram a temática a partir das áreas de interesse da instituição. Na quinta-feira, dia 24, o assunto foi direcionado aos produtores e pesquisadores da área das artes.

A palestra “Qualis artístico CAPES e disponibilização da produção artística no Currículo Lattes CNPQ” foi proferida pela professora Adriana Lopes Moreira, da Universidade de São Paulo (USP) e apresentou um breve diagnóstico da área das artes, com destaque aos desafios e tendências para o campo artístico dentro da pesquisa acadêmica.

A redução das assimetrias regionais foi uma das questões abordadas pela palestrante como um dos desafios do sistema de avaliação da CAPES. “Vocês vão perceber que têm regiões que são bastante contempladas com cursos de pós-graduação e outras têm pouquíssimos cursos”, afirmou Adriana Moreira. Outro desafio apresentado é a ampliação do escopo do campo das “Artes” para “Arte e Cultura”, visto que as Artes não abrange tudo o que é produzido.

De acordo com a palestrante, a área de Artes passou a integrar o Sistema Nacional de Pós-graduação a partir de 1974, com a abertura do Mestrado na Escola de Comunicação e Artes da  Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desde então, o campo artístico, na área acadêmica tem se desenvolvido e a quantidade de Programas de Pós-Graduação vem aumentado no país.

Veja dados dos Programas de Pós Graduação em Artes – PPG Artes stricto sensu dos anos de 2017 e 2018, segundo a CAPES.

Dados CAPES

Entendendo o sistema Qualis

Qualis é um sistema de avaliação dos Programas de Pós-Graduação;
CAPES é um órgão do governo que financia a Pós-Graduação;

O sistema Qualis Artístico foi estabelecido em 1998 e certifica a qualidade intelectual dos programas de pós-graduação, delegando notas que vão de 1 a 7, sendo possível subir ou descer de nível a cada avaliação. A depender da nota atribuída, o Programa de Pós-Graduação consegue um maior ou menor número de bolsas para os estudantes, tornando-se mais ou menos robusto.

Logo

Matéria produzida na disciplina Laboratório de Jornalismo Digital do curso de Jornalismo da UFCA, sob a orientação dos professores Diógenes de Luna e Ivan Satuf. As matérias contidas neste site não refletem o posicionamento institucional da UFCA.