• Empresas Juniores da UFCA favorecem capacitação universitária

  • Voltar
14 de maio de 2021 por 

Por Juliana Sátiro

A busca por experiências de trabalho ainda durante a graduação é algo pertinente na vida dos universitários que, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, visam o acúmulo de diferenciais para se destacar. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), para atuarem no mercado e assim se capacitarem, os estudantes dos cursos de Administração de Empresas e Engenharia Civil contam com as Empresas Juniores, projetos sem fins lucrativos, formados somente por estudantes, em que os valores dos serviços prestados são reinvestidos na capacitação dos membros. 

“É um aprendizado que se tem em poucos lugares. Ainda na graduação, temos a oportunidade de ser donos de uma empresa, atuando em diferentes áreas. Além de ser projetista, atuamos nas variadas áreas da empresa e temos também a oportunidade de fazer parte de um cargo de liderança”, afirmou Jardel Araújo, estudante de engenharia civil e membro da Projetta, empresa júnior do curso. Ele conta que a vivência empresarial é uma boa característica para o mercado de trabalho. “Numa possível contratação já iniciamos com uma certa bagagem, possibilitando até propor inovações no novo emprego, aplicando o que era utilizado na empresa júnior e funcionava”, completou. 

Foto: Projetta

Além de destacar os benefícios de fazer parte de uma empresa júnior, Jardel recomenda a iniciativa para alunos de todos os cursos da UFCA e também de outras instituições. “Precisamos estimular esse desenvolvimento aqui na região, quanto mais empresa júnior mais fácil se torna esse processo, uma vez que dentro do Movimento Empresa Júnior toda empresa se ajuda quando necessário”, afirmou ao dizer que o projeto é um grande diferencial para um curso de graduação. 

De acordo com Arthur Aires, aluno de engenharia civil e um dos tutores da Projetta, o principal objetivo dos alunos que entram na empresa júnior é praticar seus conhecimentos. “Se desenvolver, aprimorar suas habilidades, conhecer novas coisas”, afirmou. Ao falar sobre a forma de ingresso na empresa, Arthur explica que a depender da demanda, é feito um processo seletivo semestral ou anual, elaborado pela gestão da empresa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *