• Projeto UFCão resiste na Pandemia

  • Voltar
14 de maio de 2021 por 

Por Guerrard Limaverde

UFCão é um projeto voluntário de auxilio e cuidados com os cães que vivem na UFCA, esses animais que foram “adotados” por todos os alunos da universidade, encontram na estudante Fernanda Bastos um carinho especial, a jovem destina a eles um trabalho voluntário que já dura 5 anos, que busca cuidar da alimentação e dos cuidados de saúde básicos como consultas médicas e vacinas, além do amor que ela também distribui a eles. 

Durante esse período de isolamento, onde o corpo de alunos se encontra afastado do campus à um ano, algumas pessoas podem ter se perguntado como ficaram esses animais que fazem parte do cotidiano da Universidade. No que depende de Fernanda e de suas parcerias que ela consegue, eles continuam tendo amplo suporte, a jovem vai frequentemente a UFCA alimentar os cães, e os cuidados de saúde estão em dia, apesar dos sustos, pois recentemente 3 cães apresentaram doenças, onde já foram tratados e estão bem. Na rede social Instagram oficial do projeto podemos ver que mesmo em meio ao isolamento eles continuaram com sua alimentação e cuidados básicos garantidos, assim como a atenção que todos merecem. Eles não ficaram sozinhos. 

É possível ver fotos de vacinação, atendimento médico de alguns e das visitas frequentes que ela faz para alimentar esses cães. Só que todo esse cuidado demanda despesas muito altas e encontramos diversas iniciativas de arrecadação de fundos, para cirurgias, compra de ração, exames e outros tratamentos, são meios de arrecadação via depósito ou Pix, que conta com a colaboração das pessoas que se sentirem dispostas a garantir o bem estar desses animais, e é dessa forma que Fernanda está conseguindo manter o trabalho com os cães da UFCA. 

Fernanda contou a dificuldade que enfrentou no início da pandemia, quando não tinha ônibus e ela precisou pagar para se deslocar do Crato onde mora até o Campus, para não deixar de dar o suporte para os animais, e também de quando viu a despesa de ração aumentar pois não tinha mais a comida do RU (restaurante universitário) para auxiliar na alimentação. 

O projeto resiste mesmo em meio a uma pandemia, pois não se pode esquecer que esses cães precisam se alimentar e também de um olhar médico pra sua saúde, caso você queira colaborar abaixo vai ter o link das redes sociais do projeto e de sua coordenadora e vocês podem ajudar com doações em dinheiro, ração ou remédios. Um esforço coletivo para quando voltarmos ao campus eles estejam nos esperando com muita alegria. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *