• Identidade Kariri retorna após um mês sem transmissões

15 de maio de 2013 por

O programa Identidade Kariri, desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da UFC – Cariri em parceria com a Rádio Padre Cícero, retornou em sua segunda edição após uma paralisação de um mês. O programa voltou a ser veiculado na última terça-feira, dia 10 de Maio, tendo como tema semanal o dia do cozinheiro. O que o Identidade Kariri traz de diferente agora, é que a programação, antes veiculada ao vivo, agora está sendo transmitida através de gravação.

O projeto, ministrado e supervisionado pela coordenadora do curso de Jornalismo, professora Rosane Nunes, foi desenvolvido na disciplina de Laboratório de Radiojornalismo. De acordo com a estudante Débora Costa, integrante do projeto e monitora da disciplina de rádio, o intervalo de um mês aconteceu por conta do período de férias e da indecisão dos próprios alunos em continuar ou não com o programa.

601958_541588619196778_1976106459_n

Segundo Débora, o objetivo é atingir um público mais diversificado, principalmente jovens que se interessem por assuntos gerais. O programa trata de diversos temas e tenta fugir de assuntos recorrentes na região, como religião e cultura. Ela afirma que há uma busca em mostrar que o Cariri domina diferentes tipos de assuntos. “O objetivo do programa, é tratar não apenas de assuntos da região, mas como o Cariri enxerga esses temas”, salientou.

O programa foi concebido entre os estudantes, que pensaram na abordagem e no que gostariam de trabalhar no Identidade Kariri. “Apenas cinco pessoas inscreveram-se no laboratório de rádio, e esses alunos discutiram como seria o programa. A professora nos deu total liberdade” assegura Débora. Os temas foram retirados de um calendário especial, com datas inusitadas, para fugir das comemorações clichês e apresentar ao público assuntos antes não tratados, ou pouco desenvolvidos, pelas emissoras de rádio na região.

Durante a edição passada, os alunos dedicavam as noites de terça-feira para a transmissão do programa, que acontecia ao vivo. Após o encerramento do semestre, assim como da disciplina, não houve como manter esse ritmo de transmissão, por conta das outras atividades desenvolvidas pelos membros do projeto. A alternativa encontrada pelos estudantes foi continuar produzindo voluntariamente o programa e transmitindo-o através de gravações realizadas ao longo da semana.

Quanto às funções desempenhadas pelos participantes, Dominique Ribeiro, estudante de Jornalismo e voluntária no Identidade Kariri, afirma que o processo é versátil e garante a integração de todos os participantes. “As funções são alternadas semanalmente, para não sobrecarregar ninguém. Uma semana alguém pode ser o editor, ou o repórter, e assim por diante”, justificou a estudante.

O programa Identidade Kariri vai ao ar todas as terças-feiras, às 20 horas na rádio Padre Cícero.