Nesta manhã, dia 02 de junho (domingo), a diversidade cultural e suas respectivas manifestações, marcaram presença nos festejos do Padroeiro da Cidade de Barbalha, denominada agora de “A Capital Cearense dos Festejos de Santo Antonio do Estado do Ceará”, segundo Lei Estadual.
Bandeirinhas com a foto do Santo, mastros, balões, bonecos, etc enfeitavam as principais ruas da cidade, barracas, prédios e casas.
Por volta das 9 horas da manhã aconteceu a tradicional Missa que marcou a abertura das festas do dia de hoje.
Durante a missa e logo após a celebração, grupos folclóricos se apresentaram nos arredores praça da Igreja.
O local também concentrou os grupos e pessoas que fariam parte do cortejo, que seguiu pelas principais ruas da cidade, em direção a Praça do Rosário.
Barbalha é uma das principais cidades da região do Cariri e conhecida por ser palco de uma das maiores festividades juninas do Brasil: a Festa de Santo Antonio, padroeiro local e principal ícone religioso (associado ao casamento, devido ao seu histórico de ajudar as pessoas que queriam firmar tal compromisso). Neste ano, a pré–festa começou no dia 01 de junho (sábado), com a Noite das Solteironas e o encerramento será no dia 13 de junho (quinta–feira), com a procissão do santo e shows artísticos.É importante valorizar tais manifestações culturais, pois assim é que se mantém viva a chama da tradição e da cultura, que passa de pai para filho. O que é transmitido pode até sofrer modificações ao longo do tempo, já que essas mutações são viáveis para que haja uma forma de reformular o que vem sobrevivendo há muito tempo, mas sem deixar morrer aquilo que é mais precioso: a cultura.