A festa de Santo Antonio, padroeiro de Barbalha, no sul do Ceará, surge como ótima oportunidade para vendedores formais e informais da região do Cariri Cearense. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da cidade estima que, entre 02 e 13 de junho, quando acontece a festa, a movimentação financeira gire em torno de R$ 15 milhões, sendo R$ 8 milhões apenas no primeiro dia.
Entre os vendedores informais, a principal fonte de renda está na água, refrigerantes e cerveja enlatada. Segundo a vendedora Maria Santos, o “planejamento de compra da mercadoria é diário, porque tudo se esgota no final da noite”. Também são montadas barracas com comidas típicas e peças artesanais que remetem à festa.
Já nas vendas formais, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Barbalha, durante a festa, que deve receber um público de 500 mil pessoas, há um aumento nas vendas que vão de 10% a 50%, a depender do setor.
Em toda a sua potencialidade, o evento recebe apoio financeiro do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e de algumas empresas privadas.