• Noite das Solteironas abre a Festas de Santo Antônio

  • Voltar
3 de junho de 2013 por 

Neste sábado (01), o calendário social da Festa de Santo Antônio de Barbalha (CE) foi aberto com a Noite das Solteironas. A festa existe há 13 anos e foi criada por um grupo de solteiras tendo à frente a solteirona mais famosa de Barbalha, a advogada Socorro Luna. Sua casa, na Rua do Vidél, é bastante movimentada e centro das atenções nos dias da festa de Santo Antônio.

A festa aglutina cerca de 10 mil pessoas, e tem em seu encerramento um show de forró pé-de-serra que este ano teve como um das atrações o cantor e compositor Fábio Carneirinho. Entretanto, a grande atração da noite, segundo Socorro Luna são as receitas feitas por ela e uma equipe de amigas que trabalha na formação do kit casamento. Cada kit é composto por uma medalhinha do santo, uma oração e um pedaço da casca da árvore do pau da bandeira.

Para fazer o kit Socorro Luna e sua equipe acompanham o corte do pau da bandeira e tiram pedaços da casca. Numa noite elas vendem centenas de kits. “É preciso deixar claro que esses kits , além de seu valor tem a oração que todos nós fazemos para que uma pessoa solteira, seja homem ou mulher consiga um namorado ou namorada”, afirma.

A Noite das Solteironas tem expressão na própria fama de Santo Antônio, o santo casamenteiro. “Tenho certeza que muita gente que vem aqui consegue depois um par para sair da solidão, de tanto fazer esse trabalho acredito que o santo se apaixonou por mim e não me deixa casar”.

“Vem gente de todo o Brasil, eu tenho certeza que boa parte dessas pessoas que compram do nosso kit casam bem rapidinho” nos conta Socorro Luna. Para o domingo, (2), a cidade de Barbalha deve acolher algo em torno de 350 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar. A programação tem início com uma missa às 9 horas, seguida de um cortejo dos grupos folclóricos pela Rua do Vidéo até o Largo da Igreja do Rosário. No período da tarde mais de 200 carregadores saem do Sítio São Joaquim, a 6 quilômetros de distância, e levam o Pau da bandeira até a Igreja Matriz de Santo Antonio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *