Estudantes universitários mostraram as suas coleções em exposição no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. Os “artistas” são também alunos do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Durante um mês eles participaram do curso de extensão em ilustração de moda, ministrado pela professora e coordenadora do curso de Design de Produto, Aglaíze Damasceno. A iniciativa estimulou a valorização da cultura do Cariri.
Os criadores das estampas buscaram inspiração em suas memórias, afetos e vivências que estão direta ou indiretamente ligadas à região. Sob a coordenação e direção da professora, elementos e cenas simples do cotidiano, que passariam despercebidos por muitos, foram estudados, desenvolvidos e traduzidos em estampas.
Um incômodo inspirou essa arte
Quando pisou na “Terra do Padre Cícero” a artista visual, hoje professora da UFCA, Aglaíze Damasceno Levy teve dificuldades para encontrar um souvenir da região para presentear amigos. “Uma das coisas que me chamou atenção foi ver que as mesmas camisetas do aeroporto de Juazeiro eram vendidas em Fortaleza. Só mudava o nome da cidade na estampa” comenta.
Veio então a ideia de um projeto que possibilitasse, de alguma forma, quebrar essa padronização. Ir além do tradicional “estive em Juazeiro e lembrei-me de você”. O curso de ilustração de moda foi batizado de #IdentidadesCariri por se propor a resgatar as raízes e as principais características da região.
Agora é por conta deles: os alunos
Algumas cenas do cotidiano guiaram o aluno Alan Araújo no processo de criação: mulheres conversando na calçada, crianças brincando de roda, homens conduzindo o gado. Imagens que, apesar do constante crescimento da região metropolitana, ainda podem ser vistas com frequência em alguns locais.
A composição dos ladrilhos hidráulicos produzidos manualmente em Barbalha é o mote da coleção de Edenio Camilo. Já Kaio Lima mergulha na paisagem urbana da cidade do Crato, mostrando as grades dos portões da estação ferroviária, popularmente conhecida como RFFSA.
As fitinhas usadas por juazeirenses e romeiros dão forma a um corpo humano para ilustrar uma das camisetas criadas por Francisco das Neves. O desenho também remete aos ex-votos deixados como forma de agradecimento pelas graças alcançadas de quem visita o padroeiro da cidade.
Ana Estela se deixa levar por outro costume instituído pelo “Patriarca”: a renovação que as famílias católicas realizam todos os anos como forma de reafirmar a fé. As flores de papel usadas para decorar as casas durante a entronização do Sagrado Coração de Jesus são a inspiração para as estampas.
As peças de Rosemary Severo remontam às origens de Juazeiro. Na estampa, as folhas da árvore que deu nome à cidade ganham as cores da bandeira do município. Ainda falando de natureza, Saymon Luna relembra o Soldadinho-do-Araripe, passarinho descoberto há poucos anos e que já é considerado como símbolo da região. Saymon nomeou a sua coleção de “Voo dos Amantes”.
Alunos que participaram do curso: Alan Araújo, Edenio Camilo, Kaio Lima, Francisco das Neves, Ana Estela, Edivania Ferreira, Rosemary Severo, Saymon Luna, Rita Edvanira, Roberta Rocha e Silvana Moraes.
Serviço
As peças foram expostas no Cariri Garden Shopping entre os dias 29/10 e 03/11. Também houve um bate-papo com as professoras Aglaíze Damasceno e Adriana Botelho e os estudantes sobre design e identidade cultural no dia 03/11, às 19:00hrs.