Dentre os 1.104 projetos inscritos, vindos de todos os estados do Brasil, foram escolhidos – 21 trabalhos de música, 103 de teatro, 16 exposições visuais, 31 audiovisuais, 11 projetos de literatura e 134 grupos de tradição popular. Em números, esse é o retrato da XV Mostra SESC Cariri de Culturas, que aconteceu entre 8 e 13 de novembro, em 28 cidades da Região do Cariri.
Se preocupar com uma programação que tenha música, artes cênicas , exposições , literatura e tradições populares foi o principal desafio da comissão organizadora composta por 17 membros.
Atrações
Chico Pessoa e Elba Ramalho abriram a XV Mostra Cariri de Culturas, no Largo da Matriz, em Juazeiro do Norte. Segundo os organizadores cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes ao evento para conferir a parceria da paraibana com o cearense, que cantaram grandes sucessos.
O show homenageou um dos maiores símbolos do Nordeste: o sanfoneiro Luiz Gonzaga, que completou centenário de morte ano passado. E um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Elba Ramalho interpretou Asa Branca, do Rei do Baião. Em seguida, choveu no Largo da Matriz e nem assim o público “arredou o pé” do show.
Para encerrar o evento, o músico Zeca Baleiro é o grande convidado. O músico maranhense abrilhantou a noite de despedida do aniversário de 15 anos do evento. Ao todo, ele soma 12 álbuns na sua discografia, o mais recente se chama “O Disco do Ano”, lançado em 2012. Tanto que já tocou em Crato e em Juazeiro algumas vezes e outras inúmeras em Fortaleza.