Para ser saudável e resistente, o corpo deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gorduras. Ter a musculatura forte e desenvolvida é importante para sustentar os ossos e evitar fraturas, como explica o médico Vitor Hugo Pedroza.
Qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia é considerado uma atividade física. A falta de atividade física é identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). A “atividade física” não deve ser confundida com “exercício”.
Exercício, é uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e proposital no sentido de que a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física é o objetivo. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.
Estudos recentes mostram que exercitar a musculatura estimula a produção de substâncias que defendem o organismo de invasores e ainda aumenta a produção de hormônios que auxiliam no metabolismo da glicose e das gorduras. O educador físico, Handerson Tavares, da Companny Fitness, orienta que “ter os músculos desenvolvidos garante um envelhecimento ativo, com mais autonomia e também uma melhora na autoestima, já que ajudam no contorno do corpo.”
Já para a nutricionista esportiva, Janielly Lopes, ter uma alimentação balanceada e se hidratar são atitudes essenciais para o bom funcinamento do organismo. “O objetivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogénio nos músculos e no fígado para utilização durante o desporto. Os níveis de líquidos também devem ser elevados para garantir uma hidratação adequada.”
Principais Benefícios da Atividade Física
Melhoria da aptidão cardíaca;
Melhoria da aptidão pulmonar;
Melhoria da força muscular;
Prevenção de doença coronariana;
Regressão da aterosclerose;
Tratamento das doenças cardíacas;
Prevenção de AVCs;
Prevenção de vários tipos de Câncer.
Principais Mudanças no Organismo
Melhoria do humor;
Diminuição do estresse mental;
Prevenção e alívio da depressão;
Redução da ansiedade;
Aumento da auto estima;
Redução de hábitos não saudáveis;
Melhoria da qualidade do sono;
Prevenção do ganho de peso;
Manutenção do peso perdido.