Com a divulgação do resultado da chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na segunda-feira (26), que teve em sua edição quase 2,8 milhões de inscritos, o MEC informa que a região Nordeste teve o maior percentual de inscrições (38%), seguida pelo Sudeste (33%), Norte (11%), Sul (10%) e centro-oeste (8%). Dentre as instituições com maior procura, a Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera o ranking com 187.563 pessoas disputando as 6.238 vagas oferecidas. Já na região Sul do estado, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) registrou 29.144 inscrições.
Soraya Bezerra, 19 anos, residente na cidade de Barbalha, foi uma das pessoas inscritas e selecionadas pelo sistema que garante uma formação acadêmica nas instituições federais do país. A futura estudante de medicina da UFCA, que fica no campus de Barbalha, disse que ser médica é um sonho de criança e que espera se encontrar no curso, além de crescer cada vez mais como profissional e ser humano.
O futuro filósofo Juazeirense Yatan Alves, de 16 anos, considera essa nova etapa de sua vida como uma fase de amadurecimento, que esse novo mundo que está prestes a conhecer vai mudar totalmente a sua rotina diária e que a realização desse sonho vai revolucionar sua vida por inteira.
Já Aliciane Alencar, 20 anos, moradora de Juazeiro do Norte, inicialmente almejava o curso de medicina, mas depois de pensar no que realmente gostava e de uma longa pesquisa sobre cada curso, chegou à conclusão que biblioteconomia era a carreira que mais se identificava.
“Eu gosto de ler, gosto de estudar assuntos variados, sem compromissos, se alguém chega perto e me pergunta algo eu gosto de bater em cima da informação. Meio que me cai como uma luva esse curso, por que sempre fui muito curiosa e eu sempre deixei isso bem óbvio.”, conta a estudante que, com o apoio da família, quer viver ao máximo essa experiência e se tornar uma excelente profissional.