Em sua segunda edição, o evento busca uma democratização da informação, promovendo o controle social
Por Sávio Emanuel
Teve início na última quarta-feira, 22, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o 2° Seminário de Educação Fiscal do Cariri. O evento foi realizado em conjunto com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e a Delegacia da Receita Federal de Juazeiro do Norte. O tema deste ano foi “Cidadania, transparência e controle social em ação”.
As palestras e as mesas redondas ocorreram no auditório Beata Maria de Araújo. Entre os convidados estavam presentes professores da UFCA, da Universidade Regional do Cariri (URCA), e outras universidades brasileiras, além de auditores fiscais e membros da CREDE.
Na quarta-feira, os debates tiveram início com uma mesa redonda sobre o avanço da educação fiscal no Ceará. Em seguida discutiu-se a transparência e qualidade nos gastos públicos, e aplicabilidade do controle social, com a presença do professor da UFCA Leandro Saraiva e alunos do curso de Administração Pública responsáveis pelo blog Cariri Transparente.
O Cariri Transparente é um blog de controle social, que faz parte de um projeto de extensão da UFCA, e tem como objetivo trazer dados dos portais de transparência estatais das cidades do Cariri em notícias que sejam de mais fácil entendimento para a população em geral.
Os debates da quinta iniciaram com uma nova discussão sobre controle social, e o combate à corrupção. Em seguida, a pauta foi a Cidadania e o Desenvolvimento Sustentável. Na parte da noite, o membro do Sindicato dos Fazendeiros (SINTAF) Lúcio Maia foi o responsável por conduzir o debate sobre uma reforma tributária solidária.
De acordo com a Universidade, o Seminário busca fortalecer a Educação Fiscal, ressaltando sua importância para a formação da cidadania.
Jéssica Monteiro, estudante do curso de Administração Pública, disse que o seminário possibilita aos estudantes do seu curso a visualização da prática efetiva de conteúdos previstos na matriz curricular através da troca de experiência dos gestores que efetivamente constroem a tributação e o fisco municipal, ampliando assim o conhecimento dos alunos sobre a realidade tributária na região.
A estudante ainda ressalta a importância do evento para a comunidade em geral. “O seminário permite o acesso e a democratização de informações, aproximando e viabilizando a educação fiscal à população, ampliando assim seu poder de participação”, afirmou Jéssica.
Além das discussões sobre educação fiscal e controle social, o Seminário trouxe atrações culturais em sua programação, como o Coral da UFCA, o cordelista Tião Simpatia, o grupo Cariri Sax, e encerrou com uma apresentação teatral da ONG Nosso Lar.