• Retomada das atividades turísticas na Região do Cariri

  • Voltar
13 de setembro de 2021 por 

Por Isabel Félix, Lara Rosado, Manoel Cunha e Marília Medeiros

A Região do Cariri é mundialmente conhecida por seu histórico religioso e suas histórias de cura e milagre. O percurso da fé é um clássico, as romarias arrastam fiéis que encontram aos pés do Padre Cícero a recompensa e o recomeço. Com programações culturais diferenciadas, as vivência enchem os olhos dos turistas com a cultura popular e os brincantes.

Foto: Hélio Filho

O turismo é uma das maiores fontes da economia caririense, visto que a região recebia cerca de 2,5 milhões de visitantes anualmente na região, vindos majoritariamente em busca de turismo religioso. Com a pandemia e as medidas de proteção sanitárias instituídas pelo governo estadual, essa fonte de renda foi perdida durante o ano de 2020 e 2021.

Romarias

No mês de Setembro no Cariri, temos a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece todos os anos na Cidade de Juazeiro do Norte. No último dia 14 de agosto, a Basílica Santuário, lançou a programação de 2021, que vai do dia 1º até o dia 15º de Setembro. Os atos litúrgicos como missas e orações acontecessem presencialmente e cumprindo todas as normas do último decreto estadual. Que permite 70% da capacidade dos templos religiosos, e os eventos que geram aglomerações como cavalgadas e procissões, acontecem de forma online.

Novos investimentos

O Governo do Estado está atualmente investindo em duas novas atrações turísticas para a região do Cariri: os teleféricos de Barbalha e do Horto. As duas iniciativas já estão em andamento e o processo de construção já está avançado.

Os dois projetos são teleféricos, um localizado na Vila do Caldas em Barbalha, e outro na estação dos romeiros, em Juazeiro do Norte. Os dois projetos juntos tem custo previsto de mais de R$ 80 milhões de reais, custeados pelo governo estadual e federal.

O teleférico da Vila do Caldas, localizado na cidade de Barbalha possibilitará aos visitantes o acesso até o Mirante do Cruzeiro e a vista da natureza regional do Cariri durante o trajeto, que será de 150 metros. O teleférico tem a capacidade de transportar cerca de 600 pessoas por hora.

Foto: Antônio Rodrigues

No caso do teleférico de Juazeiro do Norte, a ligação será entre a estação dos romeiros e o Horto, fazendo com que além de entregar uma visão privilegiada da cidade e da região como um todo, também será uma rota a mais para se chegar ao local turístico mais visado do Cariri.

O teleférico juazeirense tem custo previsto de R$ 71 milhões de reais e seu material está sendo produzido pela Doppelmayr, empresa austríaca especialista na construção de teleféricos. Serão 26 cabines climatizadas com capacidade de 10 pessoas, totalizando até 1000 passageiros por hora.

O teleférico de Barbalha tem previsão de abertura ainda para este ano de 2021, e o de Juazeiro está previsto para 2022. Com a finalização dos equipamentos, o governo espera que ocorra um aumento significativo na quantidade de turistas que vêm para a região.

O Governo do Estado está atualmente investindo em duas novas atrações turísticas para a região do Cariri: os teleféricos de Barbalha e do Horto. As duas iniciativas já estão em andamento e o processo de construção já está avançado

A Chapada do Araripe: um território encantado

 O território é cercado pela Chapada do Araripe, uma área de preservação nacional, que abarca uma rica diversidade biológica e histórica. Em seus geoparks podemos encontrar boa parte da história da terra registrada, para os pesquisadores que chagam, a região é uma biblioteca viva, com os museus de paleontologia e as fundações beneficentes.

As fontes cristalinas, trilhas pela floresta, balneários, frutos locais e fauna, atraem visitantes que procuram um lugar arejado para viver férias tranquilas mas com um toque de aventura. Entretanto, durante o período mais intenso da pandemia do convid-19, os órgão responsáveis suspenderam todas as atividades, o que atingiu diretamente o setor do turismo e seus trabalhadores.

Aos poucos, e ainda com restrições as atividades estão retornando, e as empresas e guias já estão se organizando para receber aqueles que quiserem conhecer os cartões postais da região.

A Chapada do Araripe Expedições (@chapadadoararipe_expedições), é uma das empresas que promove passeios turísticos e atua no ramo, e já esta com agenda disponível.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *