A lei estadual 96/2012 de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa tornou a cidade de Barbalha na região do Cariri a capital cearense dos festejos de Santo Antônio,. O secretário de Cultura e Turismo do município Antônio de Luna diz: “Esta é a primeira edição da festa, depois desse reconhecimento oficial, que ajuda a engrandecer ainda mais o evento e a atrair ainda mais turistas e maior repercussão”, ressalta. Daí o tema da edição 2013 da festa: “Viva! Barbalha agora é a capital”.
A cidade que no ultimo dia 02, recebeu mais de 300 mil pessoas para acompanhar os grupos folclóricos e o hasteamento do pau da bandeira. Vem mantendo um grande público com a realização, todos os dias, de quermesses na “Rua da Matriz” e de shows no “Parque da Cidade” sempre com entrada franca, isso está mantendo a grande movimentação do público da região como também a permanência de turistas na cidade.
A funcionária pública Tereza Tavares já perdeu as contas de quantos anos já vem a Barbalha para participar do cortejo dos grupos folclóricos e do pau da bandeira. “A festa do pau da bandeira representa pra mim uma satisfação enorme um reencontro com o barbalhense e eu venho todo ano de Fortaleza só para participar.”O mineiro de Belo Horizonte, Vagner Pereira falou que nunca viu nada parecido em nenhum lugar do Brasil apesar de viajar muito. “ A festa é muito rica em cultura, mostrando as tradições, o artesanato, a culinária, as danças, o povo se mostrando com todos os seus valores nas ruas”. Este ano o público estimado em todos os dias da festa pode chegar a marca de 500 mil pessoas durante os doze dias de festa alavancando a economia local em até R$ 15 milhões, segundo a secretária de cultura e turismo do município.
A festa que vai até o dia 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, terá no seu término celebração com missa de encerramento, às 9 horas na Igreja Matriz, e, às 16 horas, um dos momentos mais bonitos e populares da festa: a procissão com o carro-andor com a imagem do santo casamenteiro percorrendo as principais ruas da cidade, sendo acompanhado por devotos de todo os lugares do Brasil.