• Pau da Bandeira, abre festejos juninos no Cariri

  • Voltar
3 de junho de 2013 por 

Chegou o mês de junho e a cidade de Barbalha, na região do Cariri cearense, está aquecida com as comemorações ao santo casamenteiro, Santo Antônio. Iniciou-se no ultimo dia 02/06 os festejos da cidade, como de costume com o levantamento do pau da bandeira.
Festa tradicional no Cariri há mais de oitenta anos, o Pau da Bandeira reuniu milhares de pessoas nas ruas do centro histórico de Barbalha. Envolvendo a fé e o profano, onde a devoção ao santo se une a bebida, musica e a animação das festas juninas.

100_0293Este ano o Um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, foi transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de aproximadamente 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, foi fincado no patamar da Igreja Matriz de Barbalha no marco Zero da cidade as 18h e 30min. O agricultor Antônio Marcos se emocionou a falar da importância de ser um carregador do “pau”. “ Já carrego o pau de Santo Antônio há 12 anos, é importante por que é uma forma de agradecer a um Santo tão bom para nossa cidade”. comentou Antônio.

A festa também é conhecida pelas pessoas que vão em busca de um casamento. Diz a tradição que a pessoa que pegar no pau de Santo Antônio logo se casa. A estudante Nathalia de Lima tratou de seguir o costume e contou a experiencia. “ Vim em busca de um casamento, sentei no pau de Santo Antônio e tenho muita fé que ele vai me ajudar” disse Nathalia.

Além do cortejo do pau, existem outras manifestações secundárias na mesma data como a marcha das vadias, que visa levantar discussões e temas que geralmente não são discutidos e a apresentação dos grupos folclóricos além de desfiles como o do bloco “cachaça do vigário”, onde um jumento carrega um barril cheio de cachaça para distribuir.
Nas noites seguintes a abertura da festa ocorrem as novenas na praça da matriz e shows com bandas no parque da cidade.

100_0303

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *