• Universidade Federal do Ceará oferece curso de Grego clássico

13 de maio de 2013 por

O estudo de uma língua estrangeira é indispensável hoje em dia, para o aprimoramento profissional ou para saciar uma necessidade de aprender não só uma língua, mas a cultura e os costumes de um dado povo.

Muitas pessoas optam estudar o inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, e etc. Mas o que dizer de enfocar esse aprendizado em uma língua clássica ou antiga?

Com a necessidade de sanar algumas dificuldades referentes ao estudo de textos filosóficos originais por parte dos alunos do Curso de Filosofia da UFC– Campus Cariri, surgiu a ideia de criar um grupo de estudos voltado a língua grega.

Tendo como idealizadora a professora Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, esse projeto está ligado ao Programa de Extensão do Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval (Nepam). Iniciou–se no dia 11 de abril e tem duração de aproximadamente nove meses. É uma oportunidade de graduandos, graduados, professores e estudantes tanto da UFC como também de outras instituições de ensino, terem o contato com o estudo instrumental de uma língua tão ligada a nossa cultura ocidental.

“Estudar tanto o grego como o latim, permite que a gente conheça melhor a nossa língua. Muitas das nossas palavras e das estruturas do nosso pensamento, tem raiz grega e do latim”, explica a professora Camila.

02

As aulas são dinâmicas e exploram a leitura de textos, pronúncias, gramática, tradução, vocabulário e atividades de fixação de conteúdo, utilizando como base, um livro bastante conhecido e conceituado no meio acadêmico, o “Helleniká– Introdução ao Grego Antigo” de Jacyntho Lins Brandão.

Camila Prado esclarece sobre este manual: “Ele permite desde o começo do estudo que a gente lide com pequenos textos originais (…). Ele também favorece uma coisa que em geral, não se tem no estudo do grego antigo, que é a gente falar em grego. Obviamente, a gente não tem certeza sobre a pronúncia que os gregos usavam, e provavelmente ela mudou (…). No entanto, a gente usa uma pronúncia erasmiana que foi criada e construída a partir de certos indícios da língua grega.”

Alguns alunos que estavam presentes na aula desta última quinta–feira, dia 09 de abril, aceitaram deixar um depoimento sobre o curso, pra quem ficou curioso sobre a proposta e que serve também de incentivo pra quem deseja aprender tal língua, expressando as motivações que o atraíram, as experiências e expectativas quanto esse projeto:

Otácilo Luciano de Sousa Neto– 7º semestre– Curso Filosofia– UFC
“É uma oportunidade de aprender grego para utilizá–lo olhando as obras originais dos filósofos da Grécia Antiga (…). Todos os grupos que estão sendo ofertados pelo Nepam são uma forma de perceber a riqueza da nossa cultura que a gente recebeu da Grécia Antiga.”

Carolina da Silva Menezes– 3º Semestre– Curso Filosofia– UFC

“O que me atraiu a fazer o curso foi justamente pra aprender um pouco mais da Cultura Grega, que a gente aprende através da língua.”

Alex Moraes de Melo– 7º semestre– Curso Filosofia– UFC

“Algumas traduções das obras de Platão, Aristóteles, chegam meio deturpadas. É legal que você tenha pelo menos um conhecimento de nível básico. É interessante. E eu acredito que daqui pra frente, as coisas no curso vão ficar mais complexas e muito melhor!”

Miguel Pereira– Estudante

“O que me atraiu nesse grupo de estudos foi a vontade de aprender novas línguas, aprender novas culturas, porque cada língua é uma cultura. Eu estou gostando e procuro aprender cada vez mais o grego.”

As aulas de Introdução ao Grego Antigo acontecem todas as quintas–feiras, na sala 53, nos horários das 14 às 18 horas, no prédio da UFC Cariri.

safe_image

Desvendando o Nepam

O Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval é um programa de extensão do Curso de Filosofia da UFC Cariri, que se preocupa com discussões e reflexões relacionadas a “cultura clássica, antiga e medieval”, como também estimular a pesquisa e o trabalho acadêmico/educativo.

As atividades desenvolvidas pelo programa são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. O importante é mostrar a interdisciplinaridade que abrange as discussões filosóficas, que não giram em torno de seu próprio universo, mas encontram–se interligadas, por exemplo, com a psicologia, história, sociologia, pedagogia, etc.

Para o ano letivo de 2013.1, ofertam–se as seguintes atividades:

1-O pensamento de Paulo Freire
2-Ciclo de apresentação de diálogos de Platão
3-Ética a Nicômaco de Aristóteles
4-Grupo de Estudo Trivium
5-A questão do prazer na filosofia antiga
6-Introdução ao Grego Antigo
7-Grupo de Teatro Armador Nepam
8-Seminário de Pesquisa para TCC
9-Egresso do Curso de Filosofia

Para mais informações, deve-se procurar a Coordenação do Curso de Filosofia ou ligue para o telefone (88)– 3572– 7225, mandar um e–mail para nepam.ufcariri@yahoo.com.br ou acessar a página no facebook do grupo: pt-br.facebook.com/NepamUFCariri.