• Rádio-escola leva educação e comunicação a jovens do Cariri

15 de maio de 2013 por

O Projeto Jovem do Futuro aprova a criação de uma rádio na escola Teodorico Teles de Quental, que é de responsabilidade do Governo do Estado. A escola também promove a comunicação e interação entre os estudantes através de um blog administrado por um grupo de alunos.
Felipe Silva Duarte, 16 anos, estudante do 3º ano e coordenador geral do blog Jovens Jornalistas do Cariri conta que a ideia do blog surgiu na Feira de Ciências da escola em 2011. O projeto envolve estudantes de várias turmas que se conheceram durante a Feira. O blog foi nomeado com base em uma citação de Caco Barcellos no programa Profissão Repórter da Rede Globo.co temático do blog é a região do Cariri. E se divide nas categorias de denúncia, divulgação de atividades escolares e personalidades.

A equipe inicial do blog continha 20 pessoas, atualmente conta com dez alunos. Todos são administradores do blog. A equipe se reúne semanalmente para elaboração das pautas. A produção de conteúdo e apuração das pautas é feita através de pesquisas na internet e professores universitários de artes visuais indicam nomes para entrevistados.

As entrevistas são feitas de forma escrita ou por vídeo. A equipe trabalha em conjunto, uma pessoa abre a matéria, outra fecha e uma terceira pessoa posta. A pesquisa é feita por outro membro da equipe. Não há periodicidade regular nas postagens, mas Felipe afirma que são realizadas três viagens por mês para cidades diferentes do Cariri, cada entrevista corresponde a uma postagem.

As redes sociais são ferramentas utilizadas na divulgação do blog, que foi acessado por vários estados do Brasil e países da América e Europa. O número total de acessos atinge a marca de 16.615 visitas. Jovem Jornalista do Cariri conta com 101 seguidores e recebeu o Selo dos 100 melhores blogs do Brasil em 2012, na categoria variedades.

Todos os recursos do Projeto Jovem do Futuro vêm do Governo do Estado. Vânia Cláudia Santos, coordenadora escolar do Teodorico Teles e coordenadora de ação do Projeto diz que a escola recebeu R$1.200,00 que é dividido de acordo com as prioridades da rádio e do blog. O dinheiro é utilizado na compra de filmadora, caixas de som, pendrive e outros equipamentos.

Vânia revela que o Projeto tem duração de três anos e que agora os alunos membros irão receber remuneração. Frisa que o mérito pertence aos estudantes, pois o projeto foi elaborado por eles. O projeto é coordenado ainda pelo professor Eliarley Elias de Oliveira.

A coordenação informa que o objetivo do projeto que engloba o blog e a rádio é diminuir a evasão escolar e permitir que os alunos permaneçam na escola com qualidade. A interação entre os estudantes ocorre por meio de comentários no próprio blog e sugestão de pautas. Não há moderação ou censura nos comentários.

Felipe avalia a experiência como positiva, por viabilizar o contato com temas sociais e ampliar as oportunidades de conhecer e contar novas histórias.

Os estudantes membros do projeto receberam treinamento e estão abertos à colaboração dos estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, UFC.

A rádio escolar já possui os equipamentos, porém não está em funcionamento ainda. O prazo estimado para que a rádio entre no ar é no próximo mês de junho. Enquanto o blog não possui um público-alvo, a rádio abrange apenas a comunidade escolar.

Para saber mais:

Blog Jovens Jornalistas do Cariri