• UFCA oferta oficina continuada de Capoeira Angola

11 de setembro de 2018 por

Por Romênia Gomes

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) em parceira com a Roda Semear, realiza na Universidade Federal do Cariri (UFCA) uma oficina continuada de Capoeira Angola. Iniciada no dia 31 de agosto, a oficina será ministrada na última sexta-feira de cada mês. As próximas datas são 29 de setembro e 26 de outubro.

Cada mês aborda uma temática diferente passando pelas diversas áreas que a capoeira abrange como origem, história, instrumentos, musicalidade, ritmos, jogo, luta e dança. São ofertadas 15 vagas abertas ao público, os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico.

A oficina toma como referência a Escola de Capoeira Angola Ifé, sediada em Recife, e no Cariri, no centro alternativo de saúde holística, Roda Semear. O ministrante da oficina é o professor de Capoeira Angola da Roda Semear, Paulo Noblat, que está na capoeira há 23 anos. O professor chegou a se tornar contramestre no estilo capoeiragem pernambucana e vem se dedicando exclusivamente à Capoeira Angola. “Os benefícios da capoeira são vários: melhora respiração, agilidade, habilidade, postura, flexibilidade e, na parte cultural, a capoeira trabalha muito forte nossas origens e raízes”, explica.

Foto: Emanoella Callou

Cultura negra

Ainda segundo Paulo Noblat, a capoeira foi moldada nos quilombos brasileiros com base nas tradições africanas da população negra escravizada como uma estratégia de defesa pessoal e proteção. Desenvolvida como uma forma de contramovimento dentro da própria capoeira, a Capoeira Angola possui um foco maior em ancestralidade, oralidade, arte, cultura negra, jogo, dança.

Mestre Pastinha é o grande nome relacionado à Capoeira Angola. Foi ele o maior propagador desse estilo de capoeira, fundador da segunda escola de capoeira legalizada pelo governo baiano (Seca), e escritor do livro Capoeira Angola, que defendia a prática não violenta do jogo.  Ao longo dos anos, ele dedicou sua vida ao jogo da capoeira, o que tornou seu método de ensino original e, na prática do jogo enquanto expressão artística, formulou um modelo que expande o trabalho físico e mental do praticante, para que o talento se expanda em criatividade. É esse método desenvolvido pelo Mestre Pastinha que será apresentado aos participantes da oficina.